Buscar

O tórax é delimitado pela caixa torácica, estrutura óssea que circunda os pulmões e coração. Sobre os traumatismos nessa região é possível afirmar ...

O tórax é delimitado pela caixa torácica, estrutura óssea que circunda os pulmões e coração. Sobre os traumatismos nessa região é possível afirmar que:

A o traumatismo torácico causa sempre a parada cardiorrespiratória decorrente da perfuração pulmonar.
B em um traumatismo no tórax não pode ocorrer nunca a fratura de costela e a perfuração do pulmão, pois os ossos são rígidos e suportam grandes pressões.
C o traumatismo torácico pode causar pneumotórax, que provoca a passagem do ar de dentro dos pulmões para a cavidade torácica gerando um aumento da pressão e impedindo a troca gasosa.
D a ruptura de grandes vasos na região do tórax não é fatal, sendo possível conter de forma mecânica antes de conduzir a vítima para o atendimento hospitalar.
E o pulmão pode sofrer lesões que levam ao acúmulo de sangue na região do pericárdio (membrana que circunda coração) e a um tamponamento cardíaco.
a) Apenas a afirmativa A está correta.
b) Apenas as afirmativas B e D estão corretas.
c) Apenas as afirmativas C e E estão corretas.
d) Apenas as afirmativas A e C estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

aol1
1 pág.

Enfermagem em Urgência e Emergência Faculdade Maurício de Nassau de FortalezaFaculdade Maurício de Nassau de Fortaleza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (d) Apenas as afirmativas A e C estão corretas. No caso de traumatismos no tórax, é possível afirmar que o traumatismo torácico pode causar pneumotórax, que provoca a passagem do ar de dentro dos pulmões para a cavidade torácica, gerando um aumento da pressão e impedindo a troca gasosa. Além disso, o pulmão pode sofrer lesões que levam ao acúmulo de sangue na região do pericárdio, o que pode levar a um tamponamento cardíaco. Por outro lado, a afirmativa A, que diz que o traumatismo torácico causa sempre a parada cardiorrespiratória decorrente da perfuração pulmonar, está incorreta. Nem todo traumatismo torácico leva à parada cardiorrespiratória. As demais alternativas (B, D, E) estão incorretas, pois não condizem com as características e consequências dos traumatismos no tórax.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais