Buscar

Anatomorfisiologia Sistema Urinário

- [Laboratório Virtual – Sistema Urinário] O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Os rins fazem o trabalho vital do sistema urinário. As outras partes do sistema são essencialmente vias de passagem e locais de armazenamento temporário. Os rins ajudam a manter a homeostasia de todo o corpo, executando várias funções. Sobre a anatomia dos rins, descreva sua localização e principais estruturas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os rins são órgãos pares, localizados na região lombar, atrás do peritônio, um em cada lado da coluna vertebral. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e produzir a urina. Cada rim é composto por uma cápsula renal, córtex renal, medula renal e pelve renal. A cápsula renal é uma membrana fibrosa que envolve o rim. O córtex renal é a camada externa do rim, enquanto a medula renal é a camada interna. A pelve renal é uma estrutura em forma de funil que coleta a urina produzida pelos néfrons e a transporta para os ureteres.
6
Dislike1
User badge image

India Dinis

Estão localizados na região lombar, acima de cintura, um de cada lado da coluna vertebral. Sendo órgãos pares, o rim direito normalmente é menor que o esquerdo e está em uma posição um pouco mais baixa, sendo eles responsáveis por filtrar o sangue e produzir a urina. Cada rim é composto por uma cápsula renal, córtex renal, medula renal e pelve renal. A cápsula renal é uma membrana fibrosa que envolve o rim. O córtex renal é a camada externa do rim, enquanto a medula renal é a camada interna. A pelve renal é uma estrutura em forma de funil que coleta a urina produzida pelos néfrons e a transporta para os ureteres.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais