Buscar

Explique, nos termos da CF, o procedimento para o caso de impeachment, Indique os artigos aplicáveis?

💡 1 Resposta

User badge image

regina ferreira rs

O procedimento de impeachment está previsto na Constituição Federal do Brasil, mais especificamente nos artigos 85 e 86. Segue uma explicação do procedimento conforme esses artigos:

  1. A Câmara dos Deputados é responsável por iniciar o processo de impeachment. Para isso, é necessário que a acusação seja feita por um terço dos deputados federais, conforme estabelecido no artigo 85 da Constituição Federal, que define os crimes de responsabilidade passíveis de impeachment.
  2. Após a apresentação da denúncia, a Câmara dos Deputados realiza uma votação para decidir se a denúncia será aceita e o processo de impeachment será instaurado. É necessário o voto favorável de dois terços dos deputados presentes, conforme previsto no § 1º do artigo 86.
  3. Se a Câmara dos Deputados aprovar a abertura do processo de impeachment, o Presidente da República é afastado temporariamente de suas funções e o processo é encaminhado para o Senado Federal.
  4. No Senado Federal, ocorre o julgamento do Presidente da República. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) preside o julgamento, conforme previsto no § 3º do artigo 86.
  5. O julgamento no Senado é realizado com base em votação. É necessário o voto favorável de dois terços dos senadores para condenar o Presidente da República e afastá-lo definitivamente de seu cargo, conforme estabelecido no § 2º do artigo 86.
  6. Caso o Presidente da República seja condenado pelo Senado, ele perde o cargo e fica inelegível pelo prazo de oito anos, conforme previsto no § 5º do artigo 86.

É importante ressaltar que o procedimento de impeachment segue uma natureza política e jurídica, com base nos crimes de responsabilidade descritos no artigo 85 da Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal tem competência para decidir questões relacionadas ao procedimento de impeachment, conforme definido no artigo 102, inciso I, alínea "f" da Constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas