Também chamado de flashbacks, a utilização de analepses nas narrativas é muito comum, não apenas na literatura, mas também em outras expressões artísticas, como no teatro e no cinema. Basicamente, se refere a um recurso narrativo que permite inserir uma lembrança do passado no presente da narração, promovendo uma ruptura em sua cronologia. Chamamos as narrativas que fazem uso de tal recurso de não linear pois não seguem uma sequência direta na descrição dos acontecimentos. Em relação ao exposto, marque a alternativa correta. As personagens se comportam de maneiras diferentes em cada volta ao passado em uma narrativa, uma das principais características do gênero. O espaço e o tempo não se misturam nas narrativas que fazem uso do flashback, apenas nas históricas. Em uma história construída por meio de recordações, o domínio do tempo e de suas possibilidades de variação é fundamental. Não há como descrever um espaço físico com fidelidade em uma narrativa que faça uso de recuos ao passado. O narrador e o tempo são os únicos elementos narrativos que se transformam em uma narrativa que recorra ao passado.
As personagens se comportam de maneiras diferentes em cada volta ao passado em uma narrativa, uma das principais características do gênero. O espaço e o tempo não se misturam nas narrativas que fazem uso do flashback, apenas nas históricas. Em uma história construída por meio de recordações, o domínio do tempo e de suas possibilidades de variação é fundamental. Não há como descrever um espaço físico com fidelidade em uma narrativa que faça uso de recuos ao passado. O narrador e o tempo são os únicos elementos narrativos que se transformam em uma narrativa que recorra ao passado. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Apenas a afirmativa IV está correta. e) Apenas a afirmativa III e a afirmativa V estão corretas.
A alternativa correta é a letra c) Apenas a afirmativa III está correta. Em uma história construída por meio de recordações, o domínio do tempo e de suas possibilidades de variação é fundamental.
Essa resposta te ajudou?
0
0
Ainda com dúvidas?
Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!
Baseado no texto acima e tendo em vista a relação entre narrativa e memória, pode-se afirmar que a memória contribui para:
definir o gênero literário para apresentar os eventos passados, de maneira que o narrador exponha suas inquietações íntimas. entender a influência do passado sobre a construção das narrativas, apesar das limitações de seus recursos para compor uma estrutura. reviver as sensações da experiência vivida, tornando mais fácil escrever uma história que convença o ouvinte. transmitir a experiência vivida, pois resgata do passado não apenas os eventos, mas também as estruturas narrativas. reconstituir o passado fielmente como aconteceu, independentemente da forma utilizada pelo narrador para o relato.
Short stories are concise, and every word is important for the purpose of it. Precision and economy of words are characteristics of short stories. The dramatic unit is what is relevant in the story, and only characters and events involved in it matter. In terms of time, past and future keep lower or no significance. Why is this true?
Short stories have a predictable future. Short stories do not mention past or future. Past and future are told by the narrator. Past is known through the digressions. Short stories portray a moment in time.