Buscar

A Biogeografia se divide em duas principais áreas de estudo: Biogeografia Ecológica, Biogeografia Histórica? Certo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Profop ETEP Biogeografia
2 pág.

Biogeografia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Glicele Paula

Sim, a Biogeografia se divide em duas principais áreas de estudo: Biogeografia Ecológica e Biogeografia Histórica. Ambas abordam diferentes aspectos da distribuição dos seres vivos na Terra e exploram diferentes questões e processos.

  1. Biogeografia Ecológica:
  2. A Biogeografia Ecológica é preocupada com a distribuição atual dos seres vivos e os padrões e processos que influenciam essa distribuição. Ela investiga como fatores ecológicos, como clima, habitat, interações entre espécies e influências humanas, moldam a distribuição dos organismos em escalas espaciais e temporais. A Biogeografia Ecológica explora questões como a diversidade biológica, os gradientes ecológicos, os padrões de migração e dispersão, e os efeitos das perturbações ambientais nas comunidades e ecossistemas.
  3. Biogeografia Histórica:
  4. A Biogeografia Histórica, também conhecida como Biogeografia Evolutiva, foca na compreensão dos padrões de distribuição dos seres vivos a partir de eventos e processos evolutivos ao longo do tempo geológico. Ela investiga como os eventos históricos, como mudanças climáticas, movimentação de placas tectônicas, surgimento de barreiras geográficas e evolução biológica, influenciaram a distribuição atual dos organismos. A Biogeografia Histórica utiliza ferramentas como a filogenética e a análise comparativa para inferir as relações evolutivas entre as espécies e reconstruir a história evolutiva das comunidades e biomas.

Embora essas duas áreas de estudo sejam distintas, elas frequentemente se sobrepõem e se complementam, contribuindo para uma compreensão abrangente da distribuição dos seres vivos. A Biogeografia Ecológica fornece informações sobre a distribuição atual e as interações ecológicas, enquanto a Biogeografia Histórica explora as origens e os processos evolutivos que moldaram essa distribuição. Juntas, essas abordagens nos ajudam a entender como a vida se distribui na Terra e como ela responde às mudanças ambientais ao longo do tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais