Buscar

A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipê-amarelo: Guia Pedagógico do Jardim Botânico. Adaptado. a) Qual é o modo de dispersão das semente...

A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipê-amarelo:
Guia Pedagógico do Jardim Botânico. Adaptado.
a) Qual é o modo de dispersão das sementes do ipê-amarelo?
b) Cite uma etapa do ciclo representado que possua células com número haploide de cromossomos. Cite outra etapa que possua células com número diploide.
c) Cite uma etapa presente no ciclo de vida do ipê-amarelo que não aparece no ciclo de samambaias e justifique seu significado evolutivo.


a) A dispersão das sementes do ipê é realizada pelo vento como mostra a expansão alada da semente, o fenômeno é Anemocoria.
b) A etapa haploide é representada pelo grão de pólen (polinização) que possui dois núcleos haploides: o germinativo e vegetativo. Células diploides ocorrem na planta adulta.
c) A etapa presente no ciclo de vida do ipê-amarelo que não aparece no ciclo de samambaias é a formação de sementes. Isso ocorre porque as samambaias se reproduzem por meio de esporos, enquanto as angiospermas, como o ipê-amarelo, se reproduzem por meio de sementes, que são estruturas mais resistentes e adaptadas à dispersão.

Essa pergunta também está no material:

Prova resolvida biologia-matematica-portugues fuvest2022 2fase 2dia
67 pág.

Matemática, Física, Química, Português e Inglês. Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ótimo! Vamos lá: a) O modo de dispersão das sementes do ipê-amarelo é realizado pelo vento, através da expansão alada da semente. Esse fenômeno é chamado de anemocoria. b) Uma etapa do ciclo representado que possui células com número haploide de cromossomos é o grão de pólen, durante a polinização. O grão de pólen possui dois núcleos haploides: o germinativo e o vegetativo. Já as células diploides ocorrem na planta adulta. c) Uma etapa presente no ciclo de vida do ipê-amarelo que não aparece no ciclo de samambaias é a formação de sementes. Isso ocorre porque as samambaias se reproduzem por meio de esporos, enquanto as angiospermas, como o ipê-amarelo, se reproduzem por meio de sementes. Essas estruturas são mais resistentes e adaptadas à dispersão. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais