Buscar

Explique! quais sãos as características do modelo atômico de Dalton?

💡 1 Resposta

User badge image

OBITO

O modelo atômico de Dalton, proposto pelo cientista inglês John Dalton no início do século XIX, foi uma das primeiras teorias sobre a estrutura dos átomos. Embora algumas de suas ideias tenham sido posteriormente revisadas com base em novas descobertas, o modelo de Dalton contribuiu para o desenvolvimento da teoria atômica.


Aqui estão as principais características do modelo atômico de Dalton:


1. Átomos indivisíveis: Dalton acreditava que os átomos eram as unidades fundamentais da matéria e que não poderiam ser divididos em partículas menores. Ele considerava os átomos como entidades indivisíveis e indestrutíveis.


2. Átomos de um elemento são idênticos: Dalton postulava que todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em massa, tamanho e outras propriedades. Ele acreditava que os diferentes elementos químicos eram compostos por diferentes tipos de átomos.


3. Combinação de átomos: Dalton afirmava que os átomos combinam-se em proporções definidas para formar compostos químicos. Por exemplo, ele propôs que um átomo de oxigênio sempre se combinaria com dois átomos de hidrogênio para formar uma molécula de água.


4. Proporções constantes: Seguindo sua ideia de combinação de átomos, Dalton postulou que as proporções em massa dos elementos em um composto químico são sempre constantes. Essa ideia ficou conhecida como a Lei das Proporções Definidas.


5. Reações químicas: Dalton argumentava que as reações químicas envolviam a rearranjo dos átomos, mantendo suas proporções relativas. Ele formulou a Lei das Proporções Múltiplas, que descrevia como os átomos de diferentes elementos se combinam em múltiplas proporções para formar diferentes compostos.


É importante ressaltar que, embora o modelo de Dalton tenha sido um avanço significativo em sua época, novas descobertas e desenvolvimentos científicos posteriores levaram a revisões e refinamentos subsequentes da teoria atômica. Avanços posteriores revelaram a existência de partículas subatômicas e uma estrutura mais complexa dos átomos do que a proposta por Dalton.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais