Buscar

Explique juridicamente a seguinte afirmação: “As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonia...

Explique juridicamente a seguinte afirmação: “As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonial”.

Titularidade negocial é quando empresa realiza negócios jurídicos, embora ela o faça necessariamente pelas mãos de seu representante legal, é ela, pessoa jurídica, como sujeito de direito autônomo, personalizado, que assume um dos polos da relação negocial.
A autonomia patrimonial os sócios não respondem com o seu patrimônio particular pelas dívidas da empresa.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 3 DIREITO EMPRESARIAL
1 pág.

Direito Empresarial I Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação "As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonial" pode ser explicada juridicamente da seguinte forma: - Titularidade negocial: As sociedades empresárias, como pessoas jurídicas, possuem a capacidade de realizar negócios jurídicos. Embora esses negócios sejam realizados por meio de seus representantes legais, a empresa é considerada como um sujeito de direito autônomo, capaz de assumir obrigações e direitos em uma relação negocial. - Capacidade processual: As sociedades empresárias também possuem capacidade processual, ou seja, podem ser partes em processos judiciais. Elas têm o direito de ingressar com ações judiciais para defender seus interesses ou responder a processos movidos contra elas. - Autonomia patrimonial: A autonomia patrimonial é um princípio fundamental das sociedades empresárias. Isso significa que os sócios não respondem com seu patrimônio pessoal pelas dívidas da empresa. O patrimônio da empresa é separado do patrimônio dos sócios, o que garante uma proteção aos bens pessoais dos sócios em caso de problemas financeiros da empresa. Essas características são importantes para o funcionamento das sociedades empresárias, pois permitem que elas atuem no mercado, celebrem contratos, participem de processos judiciais e tenham uma proteção patrimonial para os sócios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes