Buscar

Explique juridicamente a seguinte afirmação: “As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonia...

Explique juridicamente a seguinte afirmação: “As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonial”.

Titularidade negocial é quando empresa realiza negócios jurídicos, embora ela o faça necessariamente pelas mãos de seu representante legal, é ela, pessoa jurídica, como sujeito de direito autônomo, personalizado, que assume um dos polos da relação negocial.
A autonomia patrimonial os sócios não respondem com o seu patrimônio particular pelas dívidas da empresa.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 3 DIREITO EMPRESARIAL
1 pág.

Direito Empresarial I Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação "As sociedades empresárias possuem titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonial" pode ser explicada juridicamente da seguinte forma: - Titularidade negocial: As sociedades empresárias, como pessoas jurídicas, possuem a capacidade de realizar negócios jurídicos. Embora esses negócios sejam realizados por meio de seus representantes legais, a empresa é considerada como um sujeito de direito autônomo, capaz de assumir obrigações e direitos em uma relação negocial. - Capacidade processual: As sociedades empresárias também possuem capacidade processual, ou seja, podem ser partes em processos judiciais. Elas têm o direito de ingressar com ações judiciais para defender seus interesses ou responder a processos movidos contra elas. - Autonomia patrimonial: A autonomia patrimonial é um princípio fundamental das sociedades empresárias. Isso significa que os sócios não respondem com seu patrimônio pessoal pelas dívidas da empresa. O patrimônio da empresa é separado do patrimônio dos sócios, o que garante uma proteção aos bens pessoais dos sócios em caso de problemas financeiros da empresa. Essas características são importantes para o funcionamento das sociedades empresárias, pois permitem que elas atuem no mercado, celebrem contratos, participem de processos judiciais e tenham uma proteção patrimonial para os sócios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais