Buscar

C. Porque o efeito pró-zona pode ocorrer? E como você como analista clínico pode solucionar essa interferência? O efeito pró-zona é um fenômeno qu...

C. Porque o efeito pró-zona pode ocorrer? E como você como analista clínico pode solucionar essa interferência?

O efeito pró-zona é um fenômeno que ocorre quando existe excesso de anticorpos no soro testado, o qual interfere na formação do complexo antígeno-anticorpo necessário para que aconteça a reação de floculação.
Para evitar o efeito prózona, o profissional de laboratório que executa o exame deve proceder à diluição da amostra testada, até 1:4 ou 1:8.
A amostra reatora deve ser titulada até a diluição de ponto final (quando fica não-reatora).
O fenômeno pode estar presente em 1% a 2% dos pacientes, especialmente no estágio de sífilis recente e durante a gravidez.

Essa pergunta também está no material:

Relatório práticA IMUNOLOGIA
7 pág.

Imunologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O efeito pró-zona pode ocorrer devido ao excesso de anticorpos presentes no soro testado, o que interfere na formação do complexo antígeno-anticorpo necessário para a reação de floculação. Como analista clínico, você pode solucionar essa interferência realizando a diluição da amostra testada, geralmente até 1:4 ou 1:8. Além disso, é importante titular a amostra reatora até a diluição de ponto final, quando ela se torna não-reatora. O efeito pró-zona pode estar presente em cerca de 1% a 2% dos pacientes, especialmente em casos de sífilis recente e durante a gravidez.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais