Observe e analise o algoritmo a seguir. O objetivo dele é ler duas variáveis e trocar os seus valores. Em seguida, assinale a alternativa correta. início inteiro a, b, aux escreva("Informe um valor para a variável A: ") escreva("Informe um valor para a variável B: ") escreva("Variáveis antes da troca: \n") escreva("A = ", a, "; B = ", b, "\n") aux = a a = b b = aux escreva("\n") escreva("Variáveis após a troca: \n") escreva("A = ", a, "; B = ", b, "\n") fim Alternativas: O algoritmo está correto e vai apresentar as saídas programadas corretamente pelo comando escreva(). O algoritmo está incorreto, porque a linha “a = b” está com a sintaxe errada. O algoritmo está incorreto, porque não tem estruturas sequenciais. O algoritmo está incorreto, porque não possui comandos para ler as variáveis do usuário. O algoritmo está incorreto, pois não apresenta instruções de decisão.
O algoritmo está correto e vai apresentar as saídas programadas corretamente pelo comando escreva(). A troca de valores entre as variáveis a e b é realizada corretamente através da variável auxiliar.
A estrutura de controle que permite avaliar uma variável e classificá-la é a de _____. Por exemplo, permite avaliar o trimestre no qual um determinado mês se encontra, ou seja, o usuário digita um mês, “6” por exemplo, e o algoritmo retorna “Segundo Trimestre”. Quando precisamos que um algoritmo seja executado várias vezes, temos que usar obrigatoriamente uma estrutura de _____. Nas principais estruturas de controle, temos um elemento fundamental para o correto funcionamento da estrutura. Ele define o início, a parada e a continuação da execução da estrutura. Trata-se da ______. Em estruturas que serão executadas várias vezes, é fundamental que uma variável seja _____ para que o bloco a ser executado não fique executando infinitamente. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas: Sequência; repetição; condição; inicializada. Repetição; decisão; condição; inicializada. Decisão; repetição; condição; lógica. Decisão; repetição; condição; real. Decisão; repetição; condição; inicializada.
Observe o algoritmo a seguir, escrito no software Portugol Studio. Suponha que a função “sorteia()” gere um número aleatório entre um intervalo de números toda vez que for executada. Vamos supor que o número aleatório gerado tenha sido 31. 1 programa { 2 funcao inicio() { 3 inteiro vet = 0 4 preenche (vet) 5 escreva("Variavel antes:\n") 6 exibe (vet) 7 escreva("\n\nVariavel após:\n") 8 exibe (vet) 9 escreva("\n") 10 } 11 funcao preenche (inteiro &v) { 12 v = sorteia (1, 100) 13 } 14 funcao exibe (inteiro v) { 15 escreva (v, " ") 16 v = 5 17 } 18 } Estude o algoritmo, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas: I. A função “preenche()” (linhas 11 a 13) recebe a variável “v” por referência. II. O valor de v na linha 5 será 31. III. O valor de v na linha 5 será 0. IV. O valor de v na linha 7 será 31. V. O valor de v na linha 5 será 0. São verdadeiras: I, II e III, apenas II, III e V, apenas. I, II e V, apenas. I, II e IV, apenas. II, III e IV, apenas.
As estruturas unidimensionais homogêneas também são chamadas de vetores. Em relação ao seu tamanho e uma vez definidos, ______ alterar sua dimensão. Uma matriz é uma estrutura de dados ________, a qual pode possuir _____ ou mais dimensões indexadas para serem trabalhadas. Se você quiser criar uma coleção de livros, pode usar um _____ com diferentes _____, como id, autor, editora e número de páginas. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas: Não é possível; homogênea; duas; registro; campos. É possível; homogênea; duas; registro; campos. Não é possível; homogênea; duas; vetor; campos. Não é possível; heterogênea; duas; registro; índices. É possível; homogênea; duas; registro; índices.