Buscar

No trecho do poema, mostra-se a existência do retirante nordestino, cercado pela morte e indignidade em vida, vítima da seca e miséria do sertão. J...

No trecho do poema, mostra-se a existência do retirante nordestino, cercado pela morte e indignidade em vida, vítima da seca e miséria do sertão. Já no Texto II, apresenta-se uma análise da ampliação de sentido do nome Severino, que aparece, na obra, como substantivo próprio, substantivo comum e adjetivo, evidenciando, com isso, a dura e áspera realidade em que se encontra o povo do sertão, em constante contato com a morte, devido à seca e à miséria. Portanto, os dois textos aproximam-se em relação a seu caráter social de denúncia das vis condições de vida e morte em que se encontra o retirante. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece uma referência a um fato histórico de uma região nordestina, a seca que assolou o sertão nas primeiras décadas do séc. XX, obrigando a população local a abandonar sua terra em busca de melhores condições de vida. Entretanto, o cunho predominante de ambos os textos é social, uma vez que ressalta não a época em que a migração do povo sertanejo ocorreu, mas uma denúncia das humilhantes condições em que se encontra o retirante.

Os dois textos apresentam um caráter social de denúncia das condições de vida e morte do retirante nordestino.
O Texto II apresenta uma análise da ampliação de sentido do nome Severino, evidenciando a dura realidade do povo do sertão.
O trecho do poema mostra a existência do retirante nordestino, vítima da seca e miséria do sertão.
A) Apenas a afirmativa 1 é correta.
B) Apenas a afirmativa 2 é correta.
C) As afirmativas 1, 2 e 3 são corretas.
D) As afirmativas 1 e 2 são corretas.
E) Apenas a afirmativa 3 é correta.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As afirmativas 1 e 2 são corretas. Isso porque tanto o trecho do poema quanto o Texto II abordam a existência do retirante nordestino, mostrando a dura realidade em que se encontram, cercados pela morte e indignidade em vida, vítimas da seca e miséria do sertão. Além disso, o Texto II também apresenta uma análise da ampliação de sentido do nome Severino, evidenciando a dura realidade do povo do sertão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais