Buscar

Leia a seguir o trecho da Constituição Federal, em seu art. 150, que estabelece a seguinte vedação: “Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias ass...

Leia a seguir o trecho da Constituição Federal, em seu art. 150, que estabelece a seguinte vedação: “Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI – instituir impostos sobre: (...) c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei” Nesse contexto, considerando a nota explicativa a seguir referente aos impostos recuperáveis do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, analise as assertivas abaixo e julgue o item correto: Os impostos pagos pelo Grupo Santa Casa de Belo Horizonte estão reconhecidos no seu passivo e são considerados indevidos. PORQUE O Grupo Santa Casa de Belo Horizonte tem isenção tributária, o que a desobriga de pagar tais impostos. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Os impostos pagos pelo Grupo Santa Casa de Belo Horizonte estão reconhecidos no seu passivo e são considerados indevidos.
O Grupo Santa Casa de Belo Horizonte tem isenção tributária, o que a desobriga de pagar tais impostos.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Essa pergunta também está no material:

Objetiva 4_ Gestão Contábil Contemporânea Aplicada (5655100) - 2021_2
11 pág.

Gestão Contábil Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho da Constituição Federal citado, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços das entidades sem fins lucrativos, desde que atendidos os requisitos da lei. Portanto, se o Grupo Santa Casa de Belo Horizonte se enquadra nessa categoria de entidade sem fins lucrativos e atende aos requisitos legais, ele pode ter isenção tributária e os impostos pagos por ele podem ser considerados indevidos. Portanto, a asserção I é verdadeira. No entanto, a asserção II não é uma justificativa da asserção I, pois a isenção tributária não implica automaticamente na indevida cobrança de impostos. Portanto, a asserção II é falsa. Sendo assim, a resposta correta é: "A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais