Durante a anamnese, uma paciente de 20 anos comenta que tem um novo parceiro sexual há 1 mês, relata atividade sexual sem o uso de preservativos e ...
Durante a anamnese, uma paciente de 20 anos comenta que tem um novo parceiro sexual há 1 mês, relata atividade sexual sem o uso de preservativos e a presença de corrimento amarelado com odor desagradável. Ao exame macroscópico, há a presença de irritação vulvar com edemas na parede vaginal. Coletou-se amostras para o exame de Papanicolau. O resultado do exame mostra um exsudato purulento com numerosos neutrófilos e piócitos sobrepondo os restos de células epiteliais escamosas. As células apresentaram citoplasma com halos perinucleares, pseudoesinofilia e tumefação nuclear. Verificou-se também a presença de células com tamanho entre 5 a 20 micrômetros, com o citoplasma corado de cinza-azulado e núcleo excêntrico, oval, levemente basofílicos e mal definido, bem como bactérias com filamentos em forma de 'U'. Esses achados nos esfregaços cervicovaginais são indicativos de:
Infecção por Herpes-vírus. Infecção por Gardnerella vaginalis. Infecção por Candida albicans. Infecção por Trichomonas vaginalis. Infecção por Chlamydia trachomatis.