Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia Educacional

Colégio Objetivo
Considerando a importância dos estudos sobre a construção da identidade docente e a formação dos professores é INCORRETO afirmar que:


a. A identidade docente é um processo contínuo e dinâmico.
b. A identidade docente é um conceito uniforme; todos os professores que passam por um curso de formação docente desenvolvem uma identidade docente da mesma forma.
c. A identidade docente é influenciada por fatores pessoais, sociais e culturais.
d. A identidade docente é construída ao longo da vida profissional do professor.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) A identidade docente é um conceito uniforme; todos os professores que passam por um curso de formação docente desenvolvem uma identidade docente da mesma forma. Isso não é correto, pois a construção da identidade docente é um processo individual e único para cada professor, influenciado por diversos fatores pessoais, sociais e culturais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base na afirmação do filósofo Mário Sérgio Cortella, podemos concluir que um problema atual é:


a. A escola não tem mais a responsabilidade de ensinar valores e ética.
b. Nas últimas décadas, a Escola passou a assumir cada vez mais a responsabilidade por diversos temas da Educação das crianças, dificultando a escolarização, e as famílias cada vez menos responsabilidades pela educação de seus filhos.
c. A escola não tem mais a responsabilidade de ensinar conteúdos específicos.
d. A escola não tem mais a responsabilidade de ensinar habilidades socioemocionais.

Nas escolas, algumas das queixas de dificuldades mais frequentes, que demandam Necessidades Educativas Especiais (NEEs) são as de dificuldades de atenção, de aprendizagem da leitura, da escrita, e de Matemática. Contudo, na maioria dos casos, essas dificuldades são facilmente solucionadas com a mudança nas estratégias pedagógicas. Como a aprendizagem é um fenômeno complexo e que depende da harmonia de diversos fatores (psicológicos, familiares, socioculturais, pedagógicos e biológicos), somente após uma avaliação cuidadosa de cada uma dessas dimensões (especialmente a pedagógica) é que se pode diagnosticar um Transtorno da Aprendizagem (TA). Por essa razão, os TA têm definições e critérios diagnósticos precisos e que excluem as dificuldades de aprendizagem que são frutos das situações educacionais. Considerando isso, leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas: Coluna A I - A característica essencial desta TA consiste em uma capacidade para a realização de operações aritméticas (medida por testes padronizados, individualmente administrados, de cálculo e raciocínio matemático) acentuadamente a seguir da esperada para a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade do indivíduo. II – A característica essencial desta TA é uma dificuldade na escrita, em que os problemas podem estar relacionados ao componente grafomotor (padrão motor da escrita) (por exemplo: forma das letras, espaço entre as palavras, pressão do traço); com a soletração; e com a produção de textos escritos. III - A característica essencial desta TA é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais frequente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento IV - A característica essencial desta TA é um comprometimento específico e significativo do desenvolvimento das habilidades da leitura, não atribuível exclusivamente à idade mental, a transtornos de acuidade visual ou à escolarização inadequada. Coluna B 1. Dislexia 2. Discalculia 3. Disgrafia 4. TDAH


a. I-1, II-2, III-3, IV-4.
b. I-2, II-3, III-4, IV-1.
c. I-3, II-4, III-1, IV-2.
d. I-4, II-1, III-2, IV-3.

Em sua teoria da epistemologia genética, Jean Piaget identificou quatro estágios do desenvolvimento cognitivo que se caracterizam por mudanças qualitativas nas formas de pensar das crianças. Esses quatro estágios são muito importantes e bases para o desenvolvimento de diversas propostas educacionais. Assinale a seguir a alternativa que indica a ordem CORRETA dos estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget:


a. Estágio Sensório-Motor, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Pré-Operatório, Estágio Operatório-Formal.
b. Estágio Pré-Operatório, Estágio Sensório-Motor, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Operatório-Formal.
c. Estágio Sensório-Motor, Estágio Pré-Operatório, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Operatório-Formal.

Analise as assertivas a seguir sobre Psicologia do Desenvolvimento: I – O desenvolvimento humano deve ser analisando considerando-se todas as mudanças que ocorrem desde a concepção até a morte. Isso é considerar o desenvolvimento ao longo do ciclo vital. II - O desenvolvimento humano deve ser estudado de forma separada e específica, o que possibilita o estudo em detalhes do desenvolvimento físico-motor, ou intelectual-cognitivo, ou afetivo-emocional, ou social. III – Existe um debate teórico sobre o que é inato e o que é adquirido ou, em outras palavras, sobre qual a influência da natureza (biológico) e da cultura (social) no desenvolvimento humano. Hoje em dia, adota-se mais uma perspectiva sociointeracionista que considera que ambos os fatores contribuem para o desenvolvimento. IV – As teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Skinner são exemplos de importantes teorias do desenvolvimento humano. Quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO, as assertivas I, II, III e IV são,

I – O desenvolvimento humano deve ser analisando considerando-se todas as mudanças que ocorrem desde a concepção até a morte. Isso é considerar o desenvolvimento ao longo do ciclo vital.
II - O desenvolvimento humano deve ser estudado de forma separada e específica, o que possibilita o estudo em detalhes do desenvolvimento físico-motor, ou intelectual-cognitivo, ou afetivo-emocional, ou social.
III – Existe um debate teórico sobre o que é inato e o que é adquirido ou, em outras palavras, sobre qual a influência da natureza (biológico) e da cultura (social) no desenvolvimento humano. Hoje em dia, adota-se mais uma perspectiva sociointeracionista que considera que ambos os fatores contribuem para o desenvolvimento.
IV – As teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Skinner são exemplos de importantes teorias do desenvolvimento humano.
a. V, F, V, V
b. F, V, F, V
c. V, V, V, V
d. F, F, V, V
e. V, V, V, F

Em sua teoria da epistemologia genética, Jean Piaget identificou quatro estágios do desenvolvimento cognitivo que se caracterizam por mudanças qualitativas nas formas de pensar das crianças. Esses quatro estágios são muito importantes e bases para o desenvolvimento de diversas propostas educacionais. Assinale a seguir a alternativa que indica a ordem CORRETA dos estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget:


a. Estágio Sensório-Motor, Estágio Pré-Operatório, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Operatório-Formal.
b. Estágio Pré-Operatório, Estágio Sensório-Motor, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Operatório-Formal.
c. Estágio Sensório-Motor, Estágio Operatório-Concreto, Estágio Pré-Operatório, Estágio Operatório-Formal.

Lucas tem 5 anos e já sabe andar muito bem de triciclo. Ele tem um __________, que permite que ele ande de triciclo com tranquilidade, tanto que já teve dois triciclos de cores diferentes. No Dia das Crianças, os pais de Lucas deram uma bicicleta para ele, mas, embora Lucas tenha ficado muito feliz, ele ainda não aprendeu como andar de bicicleta. Lucas tentou subir nela, assim como fazia com o triciclo, ou seja, ele estava usando o processo de __________, mas isso não foi eficiente. Ele Lucas tentou a mesma coisa algumas vezes e caiu em todas. Depois de algumas tentativas, Lucas começou a mudar suas estratégias e aprendeu que precisava sentar de um modo um pouco diferente para não cair; então criou um novo __________, por meio do processo de__________.


Considerando as diferentes perspectivas teóricas sobre a aprendizagem e o ensino, podemos destacar as importantes contribuições de alguns teóricos para a educação. Entre eles, destacamos as teorias de David Ausubel, Carl Rogers, B. F. Skinner e Jerome Bruner, que são, RESPECTIVAMENTE, representantes das seguintes abordagens:


a. Humanismo, Cognitivismo, Construtivismo e Behaviorismo.
b. Cognitivismo, Humanismo, Behaviorismo e Construtivismo.
c. Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo e Humanismo.

Mais conteúdos dessa disciplina