Buscar

O melhoramento genético de bovinos tem como objetivo conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham características mais positivas de prod...

O melhoramento genético de bovinos tem como objetivo conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham características mais positivas de produção. Para se adaptar às grandes mudanças e novos rumos da economia mundial, os pecuaristas precisam utilizar tecnologias que têm como finalidade maximizar a produtividade com maior relação entre custo e benefício. Por isso, os produtores dispõem de programas de melhoramento genético que, quando bem elaborados, permitem a identificação dos melhores animais, com maior probabilidade de obter um bom resultados. O melhoramento genético é o processo utilizado com o intuito de alterar geneticamente determinadas populações, por meio do aumento ou diminuição da frequência de determinados genes. Essa técnica é feita de forma a melhorar o desempenho da população em questão e, consequentemente, as características que são consideradas importantes. Em relação as características estudas no Melhoramento Animal citamos as Qualitativas e as Quantitativas que possuem algumas particularidades. Quais são estas particularidades e no melhoramento animal qual delas é mais utilizada e porque?


A forma mais usada é a quantitativa pq apresenta alto valor econômico como qualidade de leite, ganho de peso, produção de músculos e etc…
Tem que ter um bom manejo pra ter evolução do melhoramento genético, =Manejo , seleção, meio ambiente
Caracteres Quantitativos: -Quando as variações fenotípicas de uma população são descritas numericamente, ou seja, podem ser medidas. -São de natureza poligênica (controlados por um grande número de pares de genes), e são muito afetados pelas condições ambientais. Caracteres Qualitativos: -São controlados por um ou poucos pares de genes, e não são afetados pelo ambiente. -Podem ser classificados em discretos (ex: cor dos olhos) ou merísticos (ex: número de espinhos na nadadeira dorsal).
As características quantitativas são mais utilizadas no melhoramento animal, pois apresentam alto valor econômico e são controladas por um grande número de pares de genes.

Essa pergunta também está no material:

R1 genetica
6 pág.

Genética I Centro Universitário do TriânguloCentro Universitário do Triângulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No melhoramento animal, as características quantitativas são mais utilizadas porque apresentam alto valor econômico e são controladas por um grande número de pares de genes. Essas características podem ser medidas numericamente e são influenciadas tanto pelos genes quanto pelas condições ambientais. Já as características qualitativas são controladas por um ou poucos pares de genes e não são afetadas pelo ambiente. Elas podem ser classificadas como discretas (ex: cor dos olhos) ou merísticas (ex: número de espinhos na nadadeira dorsal).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais