Buscar

Podemos dizer que o discurso da Odisseia de Homero teve início quando Homero produziu o texto da Odisseia, mas só se completou em cada um dos momen...

Podemos dizer que o discurso da Odisseia de Homero teve início quando Homero produziu o texto da Odisseia, mas só se completou em cada um dos momentos em que seus leitores cumpriram sua parte de ler a Odisseia. Assim, por exemplo, se eu nunca a tivesse lido e fosse fazê-lo agora, estaria entrando em contato com um discurso materializado em texto que se teria iniciado muitos séculos antes de Cristo, mas que só se completaria agora, com a minha leitura atual. Mas pode acontecer também que eu já tivesse lido a Odisseia e me dispusesse a lê-la de novo. Nesse momento, seria construído um novo discurso, diferente daquele construído quando da minha primeira leitura, pelo simples motivo de que eu mudei minha visão de mundo, meus conhecimentos, meu repertório, enfim, era um quando tomei contato com o texto pela primeira vez. Agora, é outro. (ABREU, A. S. Curso de redação. São Paulo: Ática, 2004, p. 12.) Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Texto e discurso são conceitos que devem ser compreendidos como distintos e ao mesmo tempo complementares. PORQUE II - Discurso é o texto em atividade comunicativa, vindo à público e se realizando. A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.

💡 2 Respostas

User badge image

CURTA MY QUESTIONS


As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

O texto e o discurso são conceitos distintos, sendo o texto uma manifestação materializada por meio da linguagem escrita, enquanto o discurso é a ativação do texto em uma situação comunicativa específica. No caso da Odisseia de Homero, o discurso da obra teve início com a produção do texto, mas só se completou nos momentos em que os leitores a leram, interpretaram e interagiram com o texto.

Assim, a asserção I está correta ao afirmar que texto e discurso são conceitos distintos e complementares. A asserção II também está correta ao definir o discurso como o texto em atividade comunicativa, quando é trazido à público e realizado. A segunda asserção justifica a primeira, pois demonstra como o discurso da Odisseia se concretiza através da leitura e interação dos leitores com o texto.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. O texto apresentado destaca a relação entre o discurso e o texto, mostrando que o discurso só se completa quando o texto é lido e interpretado pelo leitor. Além disso, o texto e o discurso são conceitos distintos, mas complementares, pois o discurso é o texto em atividade comunicativa, vindo à público e se realizando. Dessa forma, a asserção I está correta ao afirmar que texto e discurso são conceitos distintos e complementares. Já a asserção II está correta ao definir o discurso como o texto em atividade comunicativa, vindo à público e se realizando, e ainda justifica corretamente a asserção I.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais