Buscar

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I- No caso brasileiro, estados detém a soberania e a independência nacionais, consubstanciada...

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I- No caso brasileiro, estados detém a soberania e a independência nacionais, consubstanciadas na reserva da defesa dos interesses nacionais e na competência privativa acerca de determinadas matérias. II- No caso brasileiro, federalismo como forma de Estado, foi criado em 1891, após a proclamação da República, por um decreto que colocou fim ao Estado Unitário e centralizado e permitiu a criação dos Estados Federados. III- federalismo brasileiro é centrípeto com desconcentração de competências na União, em um federalismo cooperativo e de duplo grau em que se incluem os municípios como entes da federação. Assinale a alternativa CORRETA:

I- No caso brasileiro, estados detém a soberania e a independência nacionais, consubstanciadas na reserva da defesa dos interesses nacionais e na competência privativa acerca de determinadas matérias.
II- No caso brasileiro, federalismo como forma de Estado, foi criado em 1891, após a proclamação da República, por um decreto que colocou fim ao Estado Unitário e centralizado e permitiu a criação dos Estados Federados.
III- federalismo brasileiro é centrípeto com desconcentração de competências na União, em um federalismo cooperativo e de duplo grau em que se incluem os municípios como entes da federação.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C Somente afirmativa II está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Captura de tela 2023-05-28 225710
1 pág.

Ciências Políticas e Sociais UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "As afirmativas I e II estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais