Logo Passei Direto
Buscar

Política Educacional

Colégio Objetivo
Qual das alternativas apresenta uma contribuição dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura?


No pensamento social, não passa mais a prevalecer, na vida das pessoas, apenas a determinação da economia em última instância – como se a posição econômica determinasse quem o sujeito é e qual é sua cultura e ideologia, de forma absoluta. Com uma centralidade na cultura, se percebe como ela, junto à economia, determina a sociedade e as formas como os sujeitos lidam com suas vidas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Uma das contribuições dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura é a compreensão de que a cultura não é apenas um reflexo da estrutura econômica, mas também exerce influência na formação dos sujeitos e na organização social. Dessa forma, a cultura passa a ser vista como um elemento central na construção das identidades individuais e coletivas, bem como na produção de significados e práticas sociais.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Agora, assinale a alternativa que indicam as afirmativas CORRETAS:

I. Os questionários de contexto são respondidos apenas por professores da Educação Infantil, uma vez que os alunos ainda não conseguem realizar testes padronizados.
II. As matrizes de referência, utilizadas para a elaboração dos itens, contemplam todo o currículo escolar a ser ensinado em determinada disciplina para um determinado ano.
III. Os testes padronizados são compostos por itens de múltipla escolha, elaborados a partir dos descritores das matrizes de referência para o SAEB.
IV. Os questionários de contexto visam à coleta de informações sobre os contextos social, econômico e cultural dos alunos, bem como sobre sua trajetória de escolarização.
V. O sistema utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que permite, entre outras coisas, a comparação entre o desempenho dos alunos em diferentes períodos.
a) I, II e IV.
b) II, III e V.
c) III, IV e V.
d) I, III e V.

O SAEB foi reformulado em 2018, mas a edição de 2019 já foi realizada em um novo formato. Um dos motivos pelos quais o SAEB passou por uma reformulação foi a implantação da Base Nacional Comum Curricular. A implantação da BNCC é um fator de mudança, pois:

As matrizes de referência do SAEB são elaboradas a partir das propostas curriculares, por isso, quando há mudança nas orientações curriculares da BNCC.

A aplicação de provas do SAEB é obrigatória para as escolas públicas do país. Para as escolas da rede particular de ensino, ela é opcional. Para incentivar a participação das escolas particulares no SAEB, o Ministério da Educação adotou a seguinte estratégia:

Fornecer os resultados individuais da instituição, referentes a todas as provas realizadas por seus alunos.

Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem buscado fortalecer as avaliações em larga escala no país, visando à qualificação da Educação Básica. Entre as ações para esse fortalecimento está a reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dos resultados observados a partir desse fortalecimento, é possível concluir que:

As ações vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos.

Tradicionalmente, de que forma a escola se relacionou com as culturas?

A escola se caracteriza historicamente como um universo monocultural: assume como ‘correta’ a cultura dos grupos dominantes – passando pelos saberes, até as maneiras como se conversa, como se organiza o espaço, como se utiliza o corpo, etc.

Qual das alternativas a seguir melhor explica as instabilidades, tensões e resistências, por parte dos alunos, observadas no cotidiano escolar da atualidade?

Muitas das novas tensões e conflitos no cotidiano escolar podem ser relacionadas com o distanciamento entre a cultura da escola e a cultura do aluno. Uma das características da cultura escolar é que ela se aproxima de um tipo de cultura particular, homogênea em termos de identidade, e associada à cultura de elite, fazendo pouco sentido para um grande grupo de alunos.

De que maneira estudos de representações sociais podem auxiliar no entendimento de questões educacionais, como o fracasso escolar?

As representações sociais podem servir para que se entenda como realidades como o fracasso escolar são significadas e produzidas de formas particulares a partir do senso comum. Ajudam a demonstrar uma esfera cultural de produção para além da produção relacionada aos condicionamentos sociais e econômicos.

Qual das alternativas a seguir apresenta uma possibilidade concreta de tornar a escola um ambiente mais democrático culturalmente?


O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios – e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.

Quais documentos legais devem ser elaboradas as políticas educacionais no Brasil?


Constituição Federal e LDB atual.

Mais conteúdos dessa disciplina