Buscar

Sobre o plágio, analise as afirmacoes abaixo: Plágio Direto ou Integral - Segundo Ken Kirkpatrick, "Plagio consiste em copiar uma fonte palavra po...

Sobre o plágio, analise as afirmacoes abaixo:

Plágio Direto ou Integral - Segundo Ken Kirkpatrick, "Plagio consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor."
Plágio Parcial - Segundo Lécio Ramos, o plágio parcial é a "‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras."
Plágio Conceitual: Para Lécio Ramos, plágio é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
Plágio Mosaico: Para Ken Kirkpatrick o tipo de plágio mais comum. Ele explica que este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. Esses parágrafos ou frases não são citações, mas estão tão próximas de ser citações que eles deveriam ter sido citados ou, se eles foram modificados o bastante para serem classificados como paráfrases, deveria ter sido feito referência à fonte.
A cópia de pequenas partes provindas de diversos autores e “coladas” em um mesmo parágrafo constitui o Plágio Mosaico.
Cada autor possui sua percepção sobre o que é plágio e como ele pode ocorrer em trabalhos e artigos.
Em suma, todos os autores citados possuem o mesmo conceito final do que é plágio.
Em trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que são da autoria do executante do trabalho, o autor não deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas.
Segundo os autores só se pode afirmar que houve plágio quando não há referência ao autor do conteúdo.

Essa pergunta também está no material:

Metodologia da pesquisa 5 Multivix
5 pág.

Metodologia de Pesquisa I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O plágio é uma prática acadêmica desonesta e antiética que consiste em copiar o trabalho de outra pessoa sem dar o devido crédito. Existem diferentes tipos de plágio, como o plágio direto ou integral, que é a cópia palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor. O plágio parcial é quando se seleciona parágrafos ou frases de um ou vários autores sem mencionar as obras. Já o plágio conceitual ocorre quando se utiliza a essência da obra do autor de forma distinta da original. O plágio mosaico é o tipo mais comum, em que o plagiador não faz uma cópia direta da fonte, mas altera algumas palavras em cada frase ou reformula levemente um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. É importante seguir as normas da ABNT e sempre fazer referência ao autor do conteúdo para evitar o plágio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais