Buscar

Descrever os procedimentos de execução do ensaio por líquido penetrante. I - O ensaio por líquido penetrante é um método de END que tem como objet...

Descrever os procedimentos de execução do ensaio por líquido penetrante.

I - O ensaio por líquido penetrante é um método de END que tem como objetivo detectar descontinuidades superficiais em materiais sólidos não porosos.
II - O ensaio por líquido penetrante é realizado em duas etapas: aplicação do líquido penetrante e revelação da descontinuidade.
III - O líquido penetrante utilizado pode ser do tipo fluorescente ou colorido.
IV - Após a aplicação do líquido penetrante, é necessário aguardar um tempo de penetração para que o líquido possa penetrar nas descontinuidades.

Essa pergunta também está no material:

DEnsM-1003-5REV-VOL-I
572 pág.

Auditoria de Sistemas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ensaio por líquido penetrante é um método de Ensaios Não Destrutivos (END) utilizado para detectar descontinuidades superficiais em materiais sólidos não porosos. Os procedimentos de execução desse ensaio são os seguintes: I - Preparação da superfície: A superfície do material a ser inspecionado deve ser limpa e livre de qualquer tipo de contaminante, como óleo, graxa, tinta, entre outros. II - Aplicação do líquido penetrante: O líquido penetrante, que pode ser do tipo fluorescente ou colorido, é aplicado na superfície do material a ser inspecionado. Esse líquido é capaz de penetrar em eventuais descontinuidades presentes na superfície. III - Tempo de penetração: Após a aplicação do líquido penetrante, é necessário aguardar um tempo de penetração. Esse tempo varia de acordo com o tipo de líquido penetrante utilizado e com as especificações do ensaio. IV - Remoção do excesso de líquido: Após o tempo de penetração, o excesso de líquido penetrante é removido da superfície do material, utilizando-se um solvente adequado. V - Revelação da descontinuidade: Em seguida, é aplicado um revelador na superfície do material. Esse revelador absorve o líquido penetrante que tenha penetrado em descontinuidades, tornando-as visíveis. VI - Inspeção visual: Após a aplicação do revelador, é realizada a inspeção visual da superfície do material. As descontinuidades serão visualizadas como indicações, que podem ser linhas, manchas ou pontos. VII - Avaliação das indicações: As indicações encontradas durante a inspeção visual são avaliadas de acordo com critérios estabelecidos em normas técnicas ou especificações do ensaio. Essa avaliação determinará se as descontinuidades encontradas são aceitáveis ou se requerem algum tipo de ação corretiva. VIII - Limpeza final: Após a conclusão do ensaio, é importante realizar uma limpeza final da superfície do material, removendo qualquer resíduo de líquido penetrante e revelador. É importante ressaltar que esses procedimentos podem variar de acordo com as especificações do ensaio e com as normas técnicas aplicáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais