Logo Passei Direto
Buscar
Examine o seguinte fragmento de uma notícia:
“Foi julgado [...] o caso do cancelamento do registro do PCB [Partido Comunista
Brasileiro] [...]. O julgamento despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que
estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará [...]. O Judiciário iria dispor
[...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB
[...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz
ardoroso intérprete”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 19 47.
. Acesso em 2 jan. 2018.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade
brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é
correto afirmar que:

O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após 1945, os quais forma impostos, também, pela nova configuração geopolítica mundial caracterizada pela Guerra Fria.
A O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após 1945, os quais forma impostos, também, pel a nova configuração geopolítica mundial caracterizada pela Guerra Fria.
B A cassação do registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando -o ao Estado Novo.
C O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representou grande alteração no cenário político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
D O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
E O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo, que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A: "O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após 1945, os quais foram impostos, também, pela nova configuração geopolítica mundial caracterizada pela Guerra Fria."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a seguinte citação:
“[...] a posição de Mário de Andrade a respeito da revolta de 32 ficava expressa no seu
comentário ao dístico Tudo por São Paulo: [...] ‘Tudo por São Paulo’ exprime apenas o
amor à terra paulista, a revolta contra os que indevidamente se apropriaram do
patrimônio paulista, o desespero com que surpreendeu aos paulistas, [...] a verdade de
que a revolução não se fizera contra um regime detestável, mas contra São Paulo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, G. R. Sons de São Paulo: a atividade radiofônica paulista nos anos 1930/40. Revista de História
Regional, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 9-47, jun./ago., 2003. p. 32
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade
brasileira contemporânea sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 analise as
seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) A citação acima evidencia um sentimento de que a chegada de Getúlio Vargas ao
poder em 1930 significou um ataque contra o estado de São Paulo e seus interesses.
II. ( ) Quando Mário de Andrade diz que a “a revolução não se fizera contra um regime
detestável”, isso reflete o apoio unânime do povo de São Paulo ao Governo Provisório
de Vargas.
III. ( ) A afirmação “a revolta contra os que indevidamente se apropriaram do patrimônio
paulista” diz respeito a uma acusação ao governo Vargas, pois a Revolução de 1930
significou a perda de hegemonia do estado paulista.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:


A V – V – V
B V – F – V
C V – F – F
D F – V – V
E F – V – F

Leia o seguinte excerto de texto:
“Aparentemente, a LOPP [Lei Orgânica dos Partidos Políticos] de 1979 significava um
avanço na democratização do sistema político-eleitoral brasileiro, ao liberar a formação
dos partidos políticos e permitir a participação de todos os cidadãos na vida política do
país. No entanto, a lei também estabeleceu uma série de restrições que limitavam a
autonomia dos partidos e a liberdade de expressão dos cidadãos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, A. M. A. A transição democrática no Brasil: a Lei Orgânica dos Partidos Políticos.
Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 16, p. 9-22, jun. 2001. p. 9.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade
brasileira contemporânea sobre a redemocratização do Brasil, é correto afirmar que:

A Lei Orgânica dos Partidos Políticos (LOPP) de 1979 foi um marco importante na redemocratização do Brasil, pois permitiu a formação de novos partidos políticos e a participação de todos os cidadãos na vida política do país.
A LOPP de 1979 foi uma lei que estabeleceu uma série de restrições que limitavam a autonomia dos partidos e a liberdade de expressão dos cidadãos, o que prejudicou a redemocratização do Brasil.
A LOPP de 1979 foi uma lei que permitiu a formação de novos partidos políticos, mas restringiu a participação de cidadãos que não tivessem um mínimo de escolaridade, o que prejudicou a redemocratização do Brasil.
A LOPP de 1979 foi uma lei que permitiu a formação de novos partidos políticos, mas restringiu a participação de cidadãos que não tivessem um mínimo de renda, o que prejudicou a redemocratização do Brasil.
A LOPP de 1979 foi uma lei que permitiu a formação de novos partidos políticos, mas restringiu a participação de cidadãos que não tivessem um mínimo de idade, o que prejudicou a redemocratização do Brasil.
Apenas a afirmativa 1 está correta.
Apenas a afirmativa 2 está correta.
Apenas a afirmativa 3 está correta.
Apenas a afirmativa 4 está correta.
Apenas a afirmativa 5 está correta.

Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a política brasileira de 1985 a 1990, assinale a alternativa correta:


A A maior parte do empresariado que, nos tempos da ditadura civil-militar deram suporte ao regime, apoiou a ideia de uma modernização conservadora com forte presença estatal para desenvolvimento do país.
B Entre os projetos do país que estavam em disputa após o fim do regime ditatorial, de um lado estava o da direita, com forte presença empresarial, apostando em uma menor intervenção do Estado, e, do outro lado, o da esquerda, liderada pelo PCB e com o projeto político apoiado na União Soviética.
C O posicionamento político do empresariado apoiava a lógica neoliberal de diminuição da participação do Estado e apostou fortemente na eleição de Fernando Collor de Mello como um projeto modernizador da política brasileira.
D A constituinte brasileira contou com forte presença empresarial.

Atente para o trecho o texto a seguir: “Em artigo publicado na Tribuna da Imprensa [...], Carlos Lacerda propôs uma série de medidas [...]. Entre elas incluíam-se a instituição do parlamentarismo, cabendo a um chefe militar ocupar o primeiro gabinete, o adiamento das eleições presidenciais para ao menos 1º de janeiro de 1956, a dissolução do Congresso e a convocação, em fevereiro de 1956, de uma assembleia constituinte que votaria a nova Constituição”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANTOJA, S. Juscelino Kubitschek de Oliveira (verbete biográfico). . Acesso em 4 jan. 2018. Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a eleição de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes afirmativas: I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas. II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa. III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito. IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis. São corretas apenas as afirmativas:

I. A oposição antigetulista se organizou para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, pois via nele a continuidade do projeto político de Vargas.
II. A UDN (União Democrática Nacional) tentou articular um golpe contra a posse de Juscelino Kubitschek, ainda mais quando este obteve mais de 50% dos votos nas eleições, o que representaria uma força perigosa.
III. A eleição de Juscelino Kubitschek mostrou uma intensa, porém dividida atividade política das Forças Armadas contra e a favor da posse do presidente eleito.
IV. As Forças Armadas chegaram a desencadear o início de um golpe contra a posse do presidente Kubitschek, mas foram impedidas pela unidade de políticos civis.
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) III e IV
E) II e IV

Leia o seguinte fragmento de uma notícia:

“Os Campos de Concentração no Brasil
Durante a 2ª Guerra, também tivemos campos de concentração - onde japoneses, italianos e principalmente alemães ficaram confinados [...]. Durante a 2ª Guerra Mundial, o Brasil manteve 31 campos de concentração, para onde mandava os cidadãos de países do Eixo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, A. e Grattoni, B. Os campos de concentração no Brasi l: durante a 2ª Guerra, também tivemos campos de concentração - onde japoneses, italianos e principalmente alemães ficaram confinados, conheça suas histórias. . Acesso em 30 dez. 2017.
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) O Brasil entrou ao lado dos Aliados na guerra contra o Eixo, o que foi visto como uma decisão natural e esperada devido sua aliança histórica com os Estados Unidos.
II. ( ) O Brasil entrou na guerra ao lado de democracias liberais, como os Estados Unidos, e por isso Vargas reorientou sua política interna para se adequar aos Aliados.
III. ( ) A política externa de Vargas não apontava de imediato para um alinhamento com os Estados Unidos, pois, por muito tempo, manteve boas relações com os países do Eixo.
IV. (

I. ( ) O Brasil entrou ao lado dos Aliados na guerra contra o Eixo, o que foi visto como uma decisão natural e esperada devido sua aliança histórica com os Estados Unidos.
II. ( ) O Brasil entrou na guerra ao lado de democracias liberais, como os Estados Unidos, e por isso Vargas reorientou sua política interna para se adequar aos Aliados.
III. ( ) A política externa de Vargas não apontava de imediato para um alinhamento com os Estados Unidos, pois, por muito tempo, manteve boas relações com os países do Eixo.
A V – V – F – F
B V – F – V – F
C F – V – V – F
D F – F – V – V
E V – V – V – F

A perseguição sofrida por imigrantes dos países do Eixo aponta a contradição do Brasil, que lutava na guerra ao lado de democracias e mantinha um regime autoritário. Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:


A) F – V – V – V
B) V – F – V – V
C) V – F – F – F
D) F – F – V – V
E) F – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina