Em estatística, as variáveis são as características dos elementos, ou seja, aquilo que se deseja observar para se tirar algum tipo de conclusão. Os dados colhidos devem representar as variáveis e assim permitir que elas sejam devidamente analisadas por meio de testes estatísticos específicos para cada grupo. Com base neste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As variáveis são classificadas em qualitativas e quantitativas. ( ) As variáveis nominais podem assumir um valor inteiro dentro de um conjunto de valores. ( ) As variáveis quantitativas são classificadas em discretas e contínuas. ( ) As variáveis ordinais são observadas quando arranjadas segundo uma ordenação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V. B F - V - F - F. C V - V - F - F. D V - V - F - V.
Em relação às variáveis em estatística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
As variáveis são classificadas em qualitativas e quantitativas. As variáveis nominais podem assumir um valor inteiro dentro de um conjunto de valores. As variáveis quantitativas são classificadas em discretas e contínuas. As variáveis ordinais são observadas quando arranjadas segundo uma ordenação. A) V - F - V - V. B) F - V - F - F. C) V - V - F - F. D) V - V - F - V.
A) 9 B) 10 C) 15 D) 16 E) 13 F) 12 G) 1 H) 8 I) 14
Calcular a variância dos dados de uma amostra é uma habilidade muito importante. Dessa forma, se o desvio padrão dos dados de uma amostra é 10, calcule sua variância e assinale a alternativa CORRETA:
A) Variância 150. B) Variância 120. C) Variância 100. D) Variância 115.
Sobre as medidas de tendência central, analise as sentenças a seguir: I- A moda é o valor que aparece com maior frequência em um conjunto de dados observados. II- A média é o valor que divide o conjunto de dados em duas partes iguais. III- A mediana é a soma de todos os valores observados dividida pelo número de valores. IV- São consideradas medidas de tendência central: amplitude, variância e desvio padrão. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A moda é o valor que aparece com maior frequência em um conjunto de dados observados. II- A média é o valor que divide o conjunto de dados em duas partes iguais. III- A mediana é a soma de todos os valores observados dividida pelo número de valores. IV- São consideradas medidas de tendência central: amplitude, variância e desvio padrão. A Somente a afirmativa I está correta. B As afirmativas II e IV estão corretas. C As afirmativas I e III estão corretas. D As afirmativas III e IV estão corretas.
Sobre probabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O conjunto de eventos de testes realizados é denominado de experimento. ( ) Um evento é o possível resultado de um dos testes realizados. ( ) Ao juntar todos os resultados possíveis de um teste, temos o espaço amostral. ( ) Quando as chances de um evento acontecer são diferentes, temos um espaço amostral equiprovável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O conjunto de eventos de testes realizados é denominado de experimento. ( ) Um evento é o possível resultado de um dos testes realizados. ( ) Ao juntar todos os resultados possíveis de um teste, temos o espaço amostral. ( ) Quando as chances de um evento acontecer são diferentes, temos um espaço amostral equiprovável. A F - V - F - V. B V - F - V - V. C V - V - V - F. D V - F - V - F.
Com relação à média, qual a média dos valores 24, 26, 28 e 30?
A A média é 27. B A média é 40. C A média é 29. D A média é 25.
Dentre as medidas de tendência central, como se define moda?
A O valor mais central do conjunto de dados. B O valor que aparece com menor frequência num conjunto de dados. C O valor médio do conjunto de dados. D O valor que aparece com maior frequência num conjunto de dados.
Analise as situações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: Uma tabela contém uma amostra com valores correspondentes ao comprimento dos corpos de 60 camarões de aquacultura selecionados aleatoriamente. A média da amostra é 5,315 e o respectivo desvio padrão é 0,008293. Conclui-se que todos os camarões da amostra são praticamente do mesmo tamanho. Um estudante selecionou 20 amostras de plantas e organizou uma tabela em ordem crescente por tamanho. Na tabela, o tamanho 23 cm apareceu com maior frequência (6 vezes) e, por isso, o estudante considerou que o desvio padrão das amostras era de 23 cm. Mediu-se o comprimento (em mm) da cauda de 25 ratos do campo escolhidos aleatoriamente. A média da amostra foi 56,22 e o respectivo desvio padrão 1,33. Neste caso, devemos considerar:
Uma tabela contém uma amostra com valores correspondentes ao comprimento dos corpos de 60 camarões de aquacultura selecionados aleatoriamente. A média da amostra é 5,315 e o respectivo desvio padrão é 0,008293. Conclui-se que todos os camarões da amostra são praticamente do mesmo tamanho. Um estudante selecionou 20 amostras de plantas e organizou uma tabela em ordem crescente por tamanho. Na tabela, o tamanho 23 cm apareceu com maior frequência (6 vezes) e, por isso, o estudante considerou que o desvio padrão das amostras era de 23 cm. Mediu-se o comprimento (em mm) da cauda de 25 ratos do campo escolhidos aleatoriamente. A média da amostra foi 56,22 e o respectivo desvio padrão 1,33. Neste caso, devemos considerar: A B C