Logo Passei Direto
Buscar

Direito Criminal

Colégio Objetivo
Sobre a situação de feminicídios no Brasil, assinale como VERDADEIRO ou FALSO, indicando a alternativa correta:

( ) as pesquisas demonstram que existe uma uniformidade na taxa de feminicídios em todas as unidades da federação.
( ) é importante que as peculiaridades e realidades sociais de cada Unidade Federativa sejam consideradas quando da elaboração de políticas públicas para combater essa problemática.
( ) o feminicídio é a mais drástica forma de violência contra a mulher, resultante, em geral, de uma progressão criminosa, que se inicia com a violência moral e psicológica.
( ) atualmente, existe no Código Penal Brasileiro uma tipificação específica para o crime de feminicídio.
( ) a Lei Maria da Penha prevê medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, mas não contempla o crime de feminicídio.
a) V, V, V, V, F.
b) F, V, V, V, F.
c) F, V, F, V, F.
d) V, V, V, V, V.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) F, V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Avaliar 45,00 de um máximo de 50,00(90%)

Os dados mensais de feminicídios no Brasil entre 2019 e 2021 indicam que houve um aumento dos casos entre os meses de fevereiro e maio de 2020, quando houve maior restrição nas medidas de isolamento social. Em 2021, a tendência de casos seguiu muito próxima àquela verificada no ano anterior à pandemia, com média mensal de 110 feminicídios. Sabendo disso, assinale como VERDADEIRO os casos em que se aplica a Lei 13.104/2015 – Lei do Feminicídio:

( ) homicídios quando envolverem violência doméstica e familiar (Lei nº 11.340/2006);
( ) homicídios quando houver menosprezo ou discriminação à condição de mulher, assim definidos no § 2º-A do art. 121 do Código Penal;
( ) latrocínios praticados contra mulher;
( ) qualquer crime em que haja a morte de mulher, independentemente do tipo penal envolvido.
( ) quando o assassinato envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher (sendo ela a vítima).
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre o assunto, assinale a opção correta dos itens, respectivamente:
A) Dependência emocional
B) Capacitação profissional
C) Dependência econômica
D) Falta de rede de apoio
E) Baixa autoestima
Dificuldade de ser ver como uma pessoa que merece ser amada e que tem valor. Está intimamente relacionada com a dependência emocional, sendo, em muitos casos, resultado de uma relação violenta marcada pela violência psicológica.
A ausência de profissionalização para o mercado de trabalho potencializa a dependência econômica. A mulher, muitas vezes, foi preparada apenas para cuidar da casa e dos filhos e fez isso a vida toda.
É o fator psicológico que gera vínculo de dependência e necessidade da presença do autor da agressão. A mulher se sente culpada pelas ações agressivas do autor. Ela inverte os papéis e se responsabiliza pelas ações do outro.
É falta de autonomia financeira e condições materiais mínimas da mulher para viver sozinha e/ou com seus filhos. Essa condição dificulta ou impede que a mulher saia do ciclo da violência.
É marcado pelo distanciamento e dificuldade de acesso a serviços de apoio, como delegacias especializadas, casas-abrigo, serviços de saúde e assistência social.
a. A, B, C, D e E.
b. E, B, A, C e D.
c. D, C, A, E e B.
d. E, A, C, D e B.

Em relação aos fatores que fazem com que a mulher não se sinta segura para sair de um relacionamento abusivo, assinale a alternativa CORRETA:

A - É o fator psicológico que gera vínculo de dependência e necessidade da presença do autor da agressão. A mulher se sente culpada pelas ações agressivas do autor. Ela inverte os papéis e se responsabiliza pelas ações do outro.
B - A ausência de profissionalização para o mercado de trabalho potencializa a dependência econômica. A mulher, muitas vezes, foi preparada apenas para cuidar da casa e dos filhos e fez isso a vida toda.
C - É a falta de autonomia financeira e condições materiais mínimas da mulher para viver sozinha e/ou com seus filhos. Essa condição dificulta ou impede que a mulher saia do ciclo da violência.
D - O distanciamento da família e dos amigos faz com que a mulher não se sinta segura para sair de um relacionamento por falta de apoio e acaba se tornando prisioneira do relacionamento abusivo.
E - Está intimamente relacionada com a dependência emocional, sendo, em muitos casos, resultado de uma relação violenta marcada pela violência psicológica.
a) A, B e C estão corretas.
b) B, C e D estão corretas.
c) C, D e E estão corretas.
d) A, D e E estão corretas.

O gênero é um atributo socialmente atribuído aos papéis do masculino e feminino na sociedade, em determinado contexto histórico. No modelo patriarcal, quanto às características do gênero, assinale as alternativas com V para Verdadeira e F para Falsa, indicando a opção correta: ( ) Ao gênero masculino são atribuídos os papéis de provedor, virilidade, força, laborativo, de poder de decisão, ou seja, lhe são naturalmente designadas as atividades de caráter público, de destaque social. ( ) Ao gênero feminino são atribuídos os papéis da submissão, da docilidade, dos afazeres domésticos e cuidados com a pr


a. V, F.
b. F, V.
c. V, V.
d. F, F.
e. V, F.

Sobre o assunto, assinale a opção correta dos itens, respectivamente:
a. Dependência emocional
b. Capacitação profissional
c. Dependência econômica
d. Falta de rede de apoio
e. Baixa autoestima
Dificuldade de ser ver como uma pessoa que merece ser amada e que tem valor. Está intimamente relacionada com a dependência emocional, sendo, em muitos casos, resultado de uma relação violenta marcada pela violência psicológica.
A ausência de profissionalização para o mercado de trabalho potencializa a dependência econômica. A mulher, muitas vezes, foi preparada apenas para cuidar da casa e dos filhos e fez isso a vida toda.
É o fator psicológico que gera vínculo de dependência e necessidade da presença do autor da agressão. A mulher se sente culpada pelas ações agressivas do autor. Ela inverte os papéis e se responsabiliza pelas ações do outro.
É falta de autonomia financeira e condições materiais mínimas da mulher para viver sozinha e/ou com seus filhos. Essa condição dificulta ou impede que a mulher saia do ciclo da violência.
É marcado pelo distanciamento da mulher de sua rede de apoio, seja ela familiar, de amigos ou de instituições que possam ajudá-la a sair do ciclo da violência.
a. E, B, A, C e D.
b. A, B, C, D e E.
c. E, A, B, C e D.
d. B, A, E, C e D.

Em relação a esse delito específico é incorreto afirmar:

Consiste em causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação.
Na violência psicológica, qualquer pessoa pode ser sujeito passivo do crime.
A conduta tipificada foi considerada crime recentemente.
É um crime de ação pública incondicionada.
Antes do advento da Lei que incluiu o crime de violência psicológica no Código Penal, as medidas adotadas eram as extrapenais.
a.
b.
c.
d.
e.

O ciclo da violência é constituído de 4 fases: Fase 1 - Evolução da Tensão, Fase 2 - Explosão; Fase 3 - Lua de Mel; Fase 4 – Relacionamento reatado. Sobre o assunto, assinale a opção correta dos itens, respectivamente:

Fase 1 - Evolução da Tensão
Fase 2 - Explosão
Fase 3 - Lua de Mel
Fase 4 – Relacionamento reatado
a. F, V, V, V e F.
b. V, F, V, V e F.
c. V, V, F, V e F.
d. V, V, V, F e V.
e. V, V, V, V e F.

Quando houver o registro da ocorrência policial, no contexto da Lei Maria da Penha, a autoridade policial deve adotar, de imediato, os procedimentos a seguir, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal. Assinale a alternativa incorreta:

colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias.
remeter, no prazo de 72 (setenta e duas horas), expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas de urgência.
ouvir a ofendida e remeter a declaração ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito horas, para a concessão de medidas protetivas de urgência.
determinar que se proceda ao exame de corpo de delito da ofendida e requisitar outros exames periciais necessários.
ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo, se apresentada.
a. colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e de suas circunstâncias.
b. remeter, no prazo de 72 (setenta e duas horas), expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas de urgência.
c. ouvir a ofendida e remeter a declaração ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito horas, para a concessão de medidas protetivas de urgência.
d. determinar que se proceda ao exame de corpo de delito da ofendida e requisitar outros exames periciais necessários.
e. ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo, se apresentada.

Assim, associe a primeira coluna com a segunda: A) Raça e cor B) Deficiência C) Vulnerabilidade social e econômica D) Orientação sexual diversa do padrão heteronormativo
a. é a falta de recursos financeiros, de trabalho e renda da mulher que depende financeiramente do autor da agressão. A dependência financeira é fator de risco e motivador da permanência da vítima no ciclo da violência.
b. mulheres desse grupo sofrem violência dos mais diversos tipos, devido à desigualdade existente decorrente do histórico sociocultural brasileiro. As mulheres e suas descendentes sofrem com muito mais frequência e intensidade de atos de violências, como “feminicídio, racismo, importunação sexual, violência física, injúria qualificada pela raça/cor etc”.
c. o autor da agressão se aproveita da vulnerabilidade decorrente de uma condição específica para praticar os mais diversos crimes contra essa mulher, que está, por vezes, impossibilitada de falar, ouvir, ver, se locomover, e, portanto, oferecer resistência e se defender.
d. quando as vítimas têm orientação sexual ou identidade de gênero diferentes daquela designada no momento do seu nascimento e imposta socialmente.
Resposta 1: C
Resposta 2: A
Resposta 3: D
Resposta 4: B
Resposta 5: D

Os dados mensais de feminicídios no Brasil entre 2019 e 2021 indicam que houve um aumento dos casos entre os meses de fevereiro e maio de 2020, quando houve maior restrição nas medidas de isolamento social. Em 2021, a tendência de casos seguiu muito próxima àquela verificada no ano anterior à pandemia, com média mensal de 110 feminicídios. Sabendo disso, assinale como VERDADEIRO os casos em que se aplica a Lei 13.104/2015 – Lei do Feminicídio: ( ) homicídios quando envolverem violência doméstica e familiar (Lei nº 11.340/2006); ( ) homicídios quando houver menosprezo ou discriminação à condição de mulher, assim definidos no § 2º-A do art. 121 do Código Penal; ( ) latrocínios praticados contra mulher; ( ) qualquer crime em que haja a morte de mulher, independentemente do tipo penal envolvido. ( ) quando o assassinato envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher (sendo ela a vítima). Sobre o assunto, assinale a opção correta dos itens, respectivamente:


a. V, F, V, V e F.
b. F, V, V, V e F.
c. V, V, F, F e V.
d. V, V, V, F e F.
e. V, V, F, V e V.

Há exatamente um ano, em dec

Sobre a situação de feminicídios no Brasil, assinale como VERDADEIRO ou FALSO, indicando a alternativa correta:

( ) as pesquisas demonstram que existe uma uniformidade na taxa de feminicídios em todas as unidades da federação.
( ) é importante que as peculiaridades e realidades sociais de cada Unidade Federativa sejam consideradas quando da elaboração de políticas públicas para combater essa problemática.
( ) o feminicídio é a mais drástica forma de violência contra a mulher, resultante, em geral, de uma progressão criminosa, que se inicia com a violência moral e psicológica.
( ) atualmente, existe no Código Penal Brasileiro uma qualificadora do tipo do homicídio.
a) V, V, V, F
b) F, V, F, V
c) F, F, V, V
d) V, V, F, F
e) V, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina