Buscar

Ao não fornecer a devida Nota Fiscal referente a uma operação de compra e venda, um contribuinte está cometendo um crime? Por quê? Não. Apesar de...

Ao não fornecer a devida Nota Fiscal referente a uma operação de compra e venda, um contribuinte está cometendo um crime? Por quê?


Não. Apesar de estar cometendo um crime, não é passível de multa ou prisão a não emissão de nota fiscal, sendo somente uma leve contravenção passível de orientação pelos órgãos públicos para não reincidência nesse tipo de delito financeiro.
Sim. Porque apesar de estar cometendo um crime previsto em nosso Código Civil, não é passível de multa a não emissão de nota fiscal, sendo somente uma leve contravenção passível de orientação pelos órgãos públicos para não reincidência
Sim. A emissão da nota fiscal é obrigatória, sendo também uma forma de controle por parte dos órgãos fiscalizadores, e é através do monitoramento da emissão destas notas que se pode chegar ao crime de sonegação de impostos, passível de multa.
Sim, comete o Crime Contra a Ordem Tributaria a não emissão de Nota Fiscal, conforme previsto na Lei 8.137/90, passível de Multa. Esta lei também definiu os delitos contra a Ordem Econômica e as relações de Consumo. O Código Penal brasileiro prevê tão-somente o delito de Descaminho (art. 334, do CP) e, excepcionalmente, as figuras do Estelionato (art. 171, CP) e da Falsidade (art. 297, do CP) cominadas nas hipóteses de sonegação fiscal. O Código Civil não tem competência para atuação nesses casos.
Sim. Porque nosso Código Civil considera que a falta de emissão configura crime contra a ordem tributária e passível de multa e prisão pelo período de 6 meses a 2 anos.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Objetiva 4_ Direito Tributário e empresarial
9 pág.

Direito Tributario e Empresarial Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, comete o Crime Contra a Ordem Tributária a não emissão de Nota Fiscal, conforme previsto na Lei 8.137/90, passível de Multa. Esta lei também definiu os delitos contra a Ordem Econômica e as relações de Consumo. O Código Penal brasileiro prevê tão-somente o delito de Descaminho (art. 334, do CP) e, excepcionalmente, as figuras do Estelionato (art. 171, CP) e da Falsidade (art. 297, do CP) cominadas nas hipóteses de sonegação fiscal. O Código Civil não tem competência para atuação nesses casos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais