Buscar

O que é programação orientada a objetos (POO)?

💡 1 Resposta

User badge image

Aviva Movement

Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que organiza o código em torno de objetos, que são representações de entidades do mundo real. Essa abordagem se baseia em três conceitos principais: encapsulamento, herança e polimorfismo.

No paradigma da POO, um objeto é uma instância de uma classe, que define suas propriedades (atributos) e comportamentos (métodos). As classes são estruturas que definem os objetos e servem como modelos para criar instâncias.

O encapsulamento é um princípio da POO que envolve o agrupamento de dados e métodos relacionados dentro de um objeto, ocultando os detalhes internos e fornecendo uma interface pública para interagir com o objeto. Isso ajuda a proteger os dados de acessos não autorizados e permite a reutilização de código.

A herança é outro conceito importante da POO, que permite a criação de novas classes (classes derivadas ou subclasses) com base em classes existentes (classes base ou superclasses). A herança permite compartilhar atributos e métodos entre as classes, facilitando a reutilização de código e a criação de hierarquias de classes.

O polimorfismo é a capacidade de um objeto assumir diferentes formas ou comportamentos. Isso significa que um objeto pode ser tratado como um objeto de sua própria classe ou como um objeto de qualquer uma de suas superclasses. O polimorfismo permite criar interfaces genéricas que podem ser implementadas de maneiras diferentes por diferentes classes.

A POO oferece benefícios como modularidade, reutilização de código, facilidade de manutenção e organização estruturada do programa. Ela é amplamente utilizada em muitas linguagens de programação, como Java, C++, Python e C#.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais