Buscar

“Inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes físicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos ...

“Inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes físicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos (toxinas, substâncias cáusticas), necrose tecidual e/ou reações imunológicas A reação inflamatória aguda caracteriza-se por uma série de eventos inter-relacionados, entre os quais aumento no fluxo sanguíneo e permeabilidade vascular na região afetada, exsudação de fluido (edema), dor localizada, migração e acúmulo de leucócitos inflamatórios dos vasos sanguíneos para dentro do tecido, formação de tecido de granulação e reparo tecidual”. LIMA, R. R.; COSTA, A. M. R.; SOUZA, R. D. DE; GOMES-LEAL, W. Inflamação em doenças neurodegenerativas. Rev. para. Med, v. 21, n. 2, p. 29-34, abr.-jun. 2007. p. 29. Considerando os mecanismos de um processo inflamatório e as características das respostas imune, inata e adquirida, imagine que um paciente tenha sido exposto pela primeira vez a um vírus e que este vírus tenha causado uma infecção com duração de duas semanas. Assim, responda: quais tipos de resposta imunológicas agiram nessa situação? qual fator explícito no caso foi responsável por estimular o processo inflamatório? quais células e componentes imunológicos podem ter participado nas reações imunes? quando o agente infeccioso está dentro das células teciduais do hospedeiro, quais células das respostas são capazes de agir contra o vírus?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Na situação descrita, os tipos de resposta imunológica que agiram foram a resposta imune inata e a resposta imune adquirida. A resposta imune inata é a primeira linha de defesa do organismo, que age de forma rápida e inespecífica contra o agente infeccioso. Já a resposta imune adquirida é específica para o agente infeccioso e leva mais tempo para ser ativada. O fator explícito que estimulou o processo inflamatório foi a infecção causada pelo vírus. As células e componentes imunológicos que podem ter participado nas reações imunes incluem os neutrófilos, macrófagos, células dendríticas, linfócitos T e B, anticorpos e citocinas. Quando o agente infeccioso está dentro das células teciduais do hospedeiro, as células das respostas imunes que são capazes de agir contra o vírus são os linfócitos T citotóxicos, que reconhecem e destroem as células infectadas.
1
Dislike0
User badge image

CAROLINE COTRIM DI BERT RODRIGUES

No caso citado, os tipos de resposta imunológica que agiram foram Inata e Adquirida. Porque a resposta imune inata é que está na linha de frente de defesa do organismo, ela atua de forma veloz, e é inespecífica contra o agente infeccioso. E a resposta imune adquirida age de forma específica com o agente infeccioso e age de forma mais tardia.

   A infecção causada pelo vírus, é que foi o fator explícito que estimulou o processo inflamatório.

   As células e componentes imunológicos que participaram nas reações imunes incluem os neutrófilos, macrófagos, linfócitos T e B, células dendríticas, anticorpos e citocinas. As células das respostas imunes que são capazes de agir contra o vírus; são os linfócitos T citotóxicos, pois identificam e eliminam as células infectadas das células teciduais do hospedeiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais