Buscar

A partir do século XVIII, com a evolução e o desenvolvimento do capitalismo, o crescimento demográfico deixou ser visto como um fator negativo e pa...

A partir do século XVIII, com a evolução e o desenvolvimento do capitalismo, o crescimento demográfico deixou ser visto como um fator negativo e passou a ser estudado como elemento positivo, visto que, com o aumento número de pessoas, haveria também mais consumidores. Em meio a esse contexto social e econômico, economista inglês Thomas Robert Malthus formulou e publicou sua teoria demográfica. De acordo com a teoria malthusiana e com o gráfico que a representa, considere as afirmacoes a seguir. Atualmente, as previsões de Malthus se concretizaram parcialmente, já que, no último século, a população duplicou a cada 25 anos e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento, o que é confirmado pe aumento da fome no II. Malthus afirmava que o aumento das áreas cultivadas com alimentos era limitado e que, por outro lado, população cresceria sem parar. Como consequência ocorreria fome, devido à falta de alimentos para abastecer ess crescente população. III. Malthus afirmava que o crescimento da população ocorria em um ritmo muito mais acelerado que o cresciment da produção de alimentos. Segundo ele, a população crescia em progressão geométrica e tenderia a duplicar a cad 25 anos, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética. IV. Thomas Malthus, além de economista, era pastor da Igreja Anglicana, que era contrária à utilização de método anticoncepcionais, por isso propunha que só tivessem filhos aquelas pessoas que possuissem terras Está correto o que se afirma em:

I. Atualmente, as previsões de Malthus se concretizaram parcialmente, já que, no último século, a população duplicou a cada 25 anos e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento, o que é confirmado pelo aumento da fome.
II. Malthus afirmava que o aumento das áreas cultivadas com alimentos era limitado e que, por outro lado, a população cresceria sem parar. Como consequência ocorreria fome, devido à falta de alimentos para abastecer essa crescente população.
III. Malthus afirmava que o crescimento da população ocorria em um ritmo muito mais acelerado que o crescimento da produção de alimentos. Segundo ele, a população crescia em progressão geométrica e tenderia a duplicar a cada 25 anos, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética.
IV. Thomas Malthus, além de economista, era pastor da Igreja Anglicana, que era contrária à utilização de método anticoncepcionais, por isso propunha que só tivessem filhos aquelas pessoas que possuissem terras.
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação
1 pág.

Introdução Aos Conceitos Demográficos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações apresentadas, as afirmativas corretas são: I. Atualmente, as previsões de Malthus se concretizaram parcialmente, já que, no último século, a população duplicou a cada 25 anos e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento, o que é confirmado pelo aumento da fome. II. Malthus afirmava que o aumento das áreas cultivadas com alimentos era limitado e que, por outro lado, a população cresceria sem parar. Como consequência ocorreria fome, devido à falta de alimentos para abastecer essa crescente população. Portanto, a alternativa correta é a A) I e II, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais