Buscar

Após o atendimento, houve a necessidade de substituir o medicamento utilizado por dona Maria por outra classe de medicamentos. Baseado nisso, faça...

Após o atendimento, houve a necessidade de substituir o medicamento utilizado por dona Maria por outra classe de medicamentos. Baseado nisso, faça as atividades abaixo: a) Com base em seu Código de Ética Profissional, verifique e descreva as atribuições legais da profissão relacionadas à produção, à prescrição, à dispensação e à administração de medicamentos ao paciente. b) Qual é a aplicabilidade da farmacologia na sua atividade profissional? Descreva as áreas de atividade previstas na Classificação Brasileira de Ocupações para a sua profissão.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) As atribuições legais da profissão farmacêutica relacionadas à produção, prescrição, dispensação e administração de medicamentos ao paciente estão descritas no Código de Ética Farmacêutica. O farmacêutico é responsável por garantir a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, bem como orientar o paciente sobre o uso correto e os possíveis efeitos colaterais. Além disso, o farmacêutico deve respeitar a prescrição médica e, se necessário, intervir para garantir a segurança do paciente. b) A farmacologia é uma área fundamental para a atividade profissional do farmacêutico, pois permite compreender os mecanismos de ação dos medicamentos e seus efeitos no organismo humano. As áreas de atividade previstas na Classificação Brasileira de Ocupações para a profissão farmacêutica incluem: análises clínicas, farmácia hospitalar, farmácia industrial, farmácia magistral, farmácia comunitária, entre outras. Em todas essas áreas, o conhecimento em farmacologia é essencial para garantir a segurança e eficácia dos medicamentos utilizados pelos pacientes.
0
Dislike0
User badge image

Elaine Brasileira da Silva

Padrão de resposta esperado

a) As atribuições da enfermagem com relação aos medicamentos consistem nas atividades de preparo e administração de medicamentos.

De acordo com a Resolução Cofen n.º 240/2000, revogada pela Resolução Cofen n.º 311/2007, que aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é PROIBIDO:

"Art. 47 Ministrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que os compõem e da existência de risco para o cliente.

Art. 48 Prescrever medicamentos ou praticar ato cirúrgico, exceto os previstos na legislação vigente e em caso de emergência" (COFEN, 2000).

As atribuições do farmacêutico com relação aos medicamentos incluem atividades associadas à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos; à produção em escala magistral e industrial; ao ato de aviar e dispensar medicamentos, fornecendo orientações quanto ao uso de medicamentos.

A Resolução n.º 586, de 29 de agosto de 2013, regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências:

"Art. 5º O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais – alopáticos ou dinamizados –, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico" (CFF, 2013).

O Código de Ética Profissional – Resolução Coffito n.º 10/1978 –, proíbe ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional a prescrição de medicamentos.


b) Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestar assistência ao paciente, zelando pelo seu conforto e bem-estar; administrar medicamentos e desempenhar tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental; organizar o ambiente de trabalho e dar continuidade aos plantões; trabalhar em conformidade às boas práticas, às normas e aos procedimentos de biossegurança; realizar registros e elaborar relatórios técnicos; desempenhar atividades e realizar ações para promoção da saúde da família.

Áreas de atividades:

- administrar medicação prescrita;

- verificar medicamentos recebidos;

- identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);

- preparar medicação prescrita;

- verificar via de administração;

- preparar paciente para medicação;

- executar antissepsia;

- acompanhar paciente na ingestão de medicamento;

- acompanhar tempo de administração de soro e medicação;

- administrar em separado medicamentos incompatíveis;

- instalar hemoderivados;

- atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;

- administrar produtos quimioterápicos;

- calcular dosagem de medicamentos.

Descrição: realizar ações específicas de dispensação de produtos e serviços farmacêuticos; produzir esses produtos e serviços em escala magistral e industrial; realizar ações de controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, gerenciando o armazenamento, a distribuição e o transporte desses produtos; desenvolver produtos e serviços farmacêuticos; coordenar políticas de assistência farmacêutica e atuar na regulação e na fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos; realizar análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Áreas de atividades:

- dispensar produtos e serviços farmacêuticos;

- produzir em escala industrial e magistral produtos farmacêuticos;

- controlar qualidade de produtos e serviços farmacêuticos;

- desenvolver produtos e serviços farmacêuticos;

- coordenar política de assistência farmacêutica;

- realizar análises (clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas);

- gerenciar armazenamento, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos;

- efetuar pesquisas técnico-científicas;

- atuar na regulação e na fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos;

- prestar serviços farmacêuticos;

- administrar estabelecimentos farmacêuticos.

Aplicar técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes; atender e avaliar as condições funcionais de pacientes e clientes, utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades; atuar na área de educação em saúde por meio de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida; desenvolver e implementar programas de prevenção em saúde geral e do trabalho; gerenciar serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos; exercer atividades técnico-científicas por meio da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Áreas de atividades:

- aplicar avaliação tecnológica fisioterapêutica;

- atender clientes e pacientes;

- avaliar clientes e pacientes;

- estabelecer diagnóstico fisioterapêutico;

- planejar estratégias de intervenção;

- implementar ações de intervenção;

- educar em saúde;

- gerenciar serviços de saúde;

- exercer atividades técnico-científicas;

- trabalhar com segurança.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais