Buscar

Um aluno do curso de graduação de Farmácia, estava no final da faculdade e precisava desenvolver um trabalho de conclusão de curso. Ao conversar co...

Um aluno do curso de graduação de Farmácia, estava no final da faculdade e precisava desenvolver um trabalho de conclusão de curso. Ao conversar com seu orientador, foi estabelecido que Carlos faria a comparação do perfil de dissolução de três lotes do medicamento captopril referência e 3 marcas de genérico disponibilizados no mercado. Para isso, Carlos realizou o teste de dissolução de cada lote de medicamento selecionado e comparou a quantidade de fármaco dissolvida nas condições estabelecidas pela Farmacopeia Brasileira utilizando para isso a dissolução em 900mL de ácido clorídrico com aparelho com na rotação de 50rpm durante 20 minutos. Com os resultados do teste de dissolução, Carlos comparou a quantidade dissolvida em 20 minutos, e chegou à conclusão de que todos os medicamentos analisados tinham o mesmo perfil de dissolução. Podemos dizer que a conclusão do Carlos, está:

Para realizar o perfil de comparação da dissolução, devemos realizar teste de dissolução em que apenas um ponto é obtido para avaliação da quantidade dissolvida e o perfil de comparação, em que até 5 pontos de para analisar a extensão e a velocidade da dissolução do princípio ativo da sua fórmula farmacêutica.
Carlos está com sua conclusão errada, pois para comparar os perfis de dissolução teria que realizar pelo menos 5 coletas em tempos distintos e não apenas em 20 minutos como enunciado menciona.
Correta, pois para comparar o perfil de dissolução entre os medicamentos, basta avaliar se a quantidade de fármaco dissolvido é igual entre medicamento de referência e os genéricos, independente do tempo empregado.
Correta, mas ele poderia ter avaliado mais um ponto de coleta para ter certeza do resultado encontrado, pois a Farmacopeia Brasileira preconiza que os testes sejam realizados em dois dias com amostras diferentes.
Errada. pois para comparar o perfil de dissolução entre devemos testar a quantidade dissolvida em até 5 pontos de coletas.
pois para comparar o perfil de dissolução entre os medicamentos, basta comparar se a quantidade de fármaco dissolvida no tempo preconizado pela farmacopeia é semelhante, com tolerância de

Essa pergunta também está no material:

Av
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conclusão de Carlos está errada, pois para comparar os perfis de dissolução entre os medicamentos, é necessário realizar pelo menos 5 coletas em tempos distintos, conforme preconizado pela Farmacopeia Brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais