Buscar

Unidade 6: Código de Ética e a Formação da Conduta Profissional UN 6 - Avaliação Objetiva

No contexto de definição da ética profissional do Serviço Social, entre a década de 1980 e o início da década de 1990, a cidadania e a defesa do Estado Democrático de Direito emergem como dois parâmetros não apenas para as condutas profissionais, mas como aporte que explicariam a função social de assistentes sociais na conjuntura sócio histórica brasileira.

 

A partir destas informações, avalie as afirmações a seguir

 

No cenário de reabertura democrática, a emancipação dos sujeitos sociais, especialmente dos trabalhadores, torna-se objetivo da categoria profissional de assistentes sociais.

A cidadania se torna central nas definições das condutas profissionais porque é um dos critérios de manutenção do equilíbrio democrático após a Constituição de 1988.

A defesa do Estado democrático contradiz o pressuposto da emancipação social, já que o Estado democrático necessita da participação dos indivíduos

A filosofia marxista utilizada pelo Serviço Social se torna incompatível com a defesa do Estado Democrático de Direito

 

É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma opção:

I e II.

II e IV.

II, III e IV.

I, II, II e IV

I e IV.

Considere o trecho da obra de Matos, a seguir:

 

Compreendendo a pertinência dos valores emancipatórios da ética marxista, que em si é a essência do homem, e de suas expressões no Projeto Ético-Político do Serviço Social [...], entendemos o potencial criador que a internalização desses valores pode propiciar na luta pela democracia, pelos direitos humanos e pela liberdade. (MATOS, 2014, pág. 107)

Fonte: MATOS, Maurílio Castro de. Serviço social, ética e saúde: reflexões para o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2014.

 

Matos reflete sobre a composição do projeto ético-político do Serviço Social e a influência da perspectiva emancipatória marxista sobre a constituição dos objetivos profissionais. Nesse sentido, a associação da filosofia marxista às condutas profissionais refletem o tipo de ação definida para a categoria frente à conjuntura histórico-política de reconstituição do Estado brasileiro. Qual é a dupla influência conjuntural no processo de reconstituição?

Escolha uma opção:

A constituição do Estado Democrático de Direito e a reestruturação neoliberal.

A Ditadura Militar entre 1964-1985 e a reestruturação capitalista industrial.

A constituição do Estado-Nação e a construção do parque industrial brasileiro.

A reabertura democrática e o processo de constituição do capitalismo industrial.

A reabertura democrática e a adequação econômica ao modelo mercantilista.

Observe a seguir um trecho da obra de Vasconcelos:

 

O que está em jogo na sociedade capitalista, do ponto de vista dos trabalhadores, é um projeto de sociedade que tenha como finalidade a emancipação humana. Diante disso, fica clara a relevância do projeto do Serviço Social brasileiro, para os assistentes sociais que almejam práticas sintonizadas com as necessidades e interesses históricos dos trabalhadores.[...] Mas, se esse projeto identifica e define a direção social que favorece os trabalhadores, quando nomeia os princípios fundamentais no Código de Ética do assistente social e indica a teoria necessária que referencia uma prática na direção desses princípios, ele não garante práticas mediadas por ele. (VASCONCELOS, 2016, Pág.47)

 

 

Fonte: VASCONCELOS, Ana Maria de. A/o assistente social na luta de classes: projeto profissional e mediações teórico-práticas. São Paulo: Cortez, 2016. Acessado em 20/08/2019

 

A reflexão de Vasconcelos aponta para a constituição da ética capitalista na reestruturação neoliberal brasileira e da função social da categoria profissional do Serviço Social neste contexto.

 

Considerando as colocações da autora, avalie as afirmações a seguir.

 

O Código de Ética do assistente social, por si, não pode garantir os processos que levam á emancipação do trabalhador.

Somente o Estado é capaz de promover a emancipação dos sujeitos sociais

Os interesses históricos dos trabalhadores integram as perspectivas do Código de Ética do Assistente Social

O código de ética do assistente social não tem relevância para o Projeto Ético Político do Serviço social brasileiro

 

É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma opção:

II e IV.

I, II, III e IV.

I e IV.

I e II

I, III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Resposta para a avaliação objetiva da Unidade 6: 1. É correto apenas o que se afirma em: I e II. 2. A dupla influência conjuntural no processo de reconstituição é: a reabertura democrática e o processo de constituição do capitalismo industrial. 3. É correto apenas o que se afirma em: I e II.
0
Dislike0
User badge image

Ana Maria Silva

2,3 e 4


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais