Buscar

Refita um pouco sobre a crise que a Psicologia Social sofreu nos anos 1970 e selecione a resposta correta. A Psicologia Social no Brasil antes da ...

Refita um pouco sobre a crise que a Psicologia Social sofreu nos anos 1970 e selecione a resposta correta.

A Psicologia Social no Brasil antes da crise tinha influências da Psicologia Social sociológicas de origem europeia e tem Aroldo Rodrigues como seu maior representante.
O interacionismo simbólico ganhou força nas pesquisas de Aroldo Rodrigues e passou a ser a sua diretriz em pesquisas, utilizando a observação participante em conjunto com uso de entrevistas.
Surgiram no Brasil outras vertentes teóricas: a escola dramatúrgica e a teoria da identidade.
Silvia Lane e Wanderley Codo foram dois nomes importantes da Psicologia Social Psicológica no Brasil.
Dois eventos foram importantes neste período e reforçaram as críticas à vertente tradicional: Congressos da Sociedade Interamericana de Psicologia e o I Encontro Brasileiro de Psicologia Social.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AV
1 pág.

Psicologia Social

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta, pois a Psicologia Social no Brasil antes da crise tinha influências da Psicologia Social sociológicas de origem europeia e tem Aroldo Rodrigues como seu maior representante. A afirmativa II também está correta, pois o interacionismo simbólico ganhou força nas pesquisas de Aroldo Rodrigues e passou a ser a sua diretriz em pesquisas, utilizando a observação participante em conjunto com uso de entrevistas. As afirmativas III, IV e V estão incorretas, pois a escola dramatúrgica e a teoria da identidade surgiram antes da crise, e Silvia Lane e Wanderley Codo são representantes da Psicologia Social Crítica, que surgiu após a crise. Além disso, o I Encontro Brasileiro de Psicologia Social ocorreu em 1978, durante a crise.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais