Buscar

infarto é uma área de necrose tecidual causada por isquemia prolongada, devido à obstrução do suprimento arterial ou da drenagem venosa. Consideran...

infarto é uma área de necrose tecidual causada por isquemia prolongada, devido à obstrução do suprimento arterial ou da drenagem venosa. Considerando infarto, as suas características patológicas são: A resposta de reparo inicia-se nas margens preservadas e, na maioria dos infartos, resulta na formação de uma cicatriz. A causa da grande maioria dos infartos é a trombose ou embolia venosa, em que a obstrução do fluxo de sangue venoso impede a perfusão tecidual. A característica histológica presente em todos os órgãos infartados é a necrose coagulativa isquêmica, que se desenvolve quase que imediatamente após a lesão isquêmica. A apresentação dos infartos geralmente se dá de forma difusa, de modo que a localização do vaso obstruído fica comprometida mesmo em lesões já estabelecidas. Órgãos de circulação dupla, como os pulmões, são relativamente menos resistentes ao infarto que órgãos como os rins, de circulação arterial terminal.

A resposta de reparo inicia-se nas margens preservadas e, na maioria dos infartos, resulta na formação de uma cicatriz.
A causa da grande maioria dos infartos é a trombose ou embolia venosa, em que a obstrução do fluxo de sangue venoso impede a perfusão tecidual.
A característica histológica presente em todos os órgãos infartados é a necrose coagulativa isquêmica, que se desenvolve quase que imediatamente após a lesão isquêmica.
A apresentação dos infartos geralmente se dá de forma difusa, de modo que a localização do vaso obstruído fica comprometida mesmo em lesões já estabelecidas.
Órgãos de circulação dupla, como os pulmões, são relativamente menos resistentes ao infarto que órgãos como os rins, de circulação arterial terminal.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Patologia 2023
1 pág.

💡 3 Respostas

User badge image

Magali Couto

A resposta correta é: A resposta de reparo inicia-se nas margens preservadas e, na maioria dos infartos, resulta na formação de uma cicatrização.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, as características patológicas do infarto incluem: 1. A resposta de reparo inicia-se nas margens preservadas e, na maioria dos infartos, resulta na formação de uma cicatriz. 2. A causa da grande maioria dos infartos é a trombose ou embolia venosa, em que a obstrução do fluxo de sangue venoso impede a perfusão tecidual. 3. A característica histológica presente em todos os órgãos infartados é a necrose coagulativa isquêmica, que se desenvolve quase que imediatamente após a lesão isquêmica. 4. A apresentação dos infartos geralmente se dá de forma difusa, de modo que a localização do vaso obstruído fica comprometida mesmo em lesões já estabelecidas. 5. Órgãos de circulação dupla, como os pulmões, são relativamente menos resistentes ao infarto que órgãos como os rins, de circulação arterial terminal. Essas são as características patológicas comumente associadas ao infarto.

0
Dislike0
User badge image

William Gama

Sim
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais