Buscar

PERGUNTA 6 O debate sociológico acerca das novas relações de trabalho e consumo no capitalismo contemporâneo se intensificou desde a segunda metade...

PERGUNTA 6 O debate sociológico acerca das novas relações de trabalho e consumo no capitalismo contemporâneo se intensificou desde a segunda metade do século XX, especialmente a partir de um novo modelo de acumulação, marcado pela “flexibilização dos processos produtivos”. Como aponta David Harvey a este respeito, a acumulação flexível “é marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões do consumo”. E, ainda, “mais importante do que isso é a aparente redução do emprego regular, em favor do crescente uso do trabalho em tempo parcial, temporário ou subcontratado”. HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992, pp.140-143 (com adaptações). De acordo com a perspectiva acima, o processo de acumulação flexível: I. gerou trabalho cada vez mais especializado, responsável pelo aumento da racionalidade do processo produtivo. II. pode ser considerado uma expansão do princípio fordista de produção. III. aumentou a precarização das relações de trabalho no capitalismo contemporâneo. IV. implica crescente heterogeneidade dos mercados de trabalho e dos padrões de consumo. É correto apenas o que se afirma em: a. I e II. b. I e III. c. II e III. d. II e IV. e. III e IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, a alternativa correta é a letra "e", III e IV, pois o processo de acumulação flexível aumentou a precarização das relações de trabalho no capitalismo contemporâneo e implica crescente heterogeneidade dos mercados de trabalho e dos padrões de consumo. As alternativas I e II estão incorretas, pois o texto afirma que a acumulação flexível se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões do consumo, e que ela é marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo.

0
Dislike0
User badge image

Olhar Científico

De acordo com a perspectiva apresentada por David Harvey, o processo de acumulação flexível é marcado pela flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo. Esse processo aumentou a precarização das relações de trabalho no capitalismo contemporâneo e implica crescente heterogeneidade dos mercados de trabalho e dos padrões de consumo. Portanto, a alternativa correta é a Alternativa e: III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais