Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Ambiental

Colégio Objetivo
Considerando alguns princípios do direito ambiental que envolvem a execução de Programas de Compensação Ambiental, analise as sentenças a seguir:
I- O Princípio do poluidor-pagador parte da constatação de que os recursos ambientais são escassos, e seu uso na produção e no consumo acarreta sua redução e degradação.
II- O princípio do usuário-pagador fundamenta-se no fato de que os recursos ambientais existem para o benefício de todos. Dessa forma, todos os usuários se sujeitam à aplicação dos instrumentos econômicos, estabelecidos para regular seu uso, tendo em vista o bem comum da população.
III- O princípio do acesso equitativo aos recursos naturais é fundamentado na ideia de que a equidade deve orientar a fruição ou o uso da água, do ar, do solo. A equidade no acesso aos recursos ambientais deve ser enfocada só com relação à localização espacial dos usuários atuais, e não em relação aos usuários potenciais das gerações vindouras.
IV- O princípio da prevenção possui o dever da vigilância em prevenir a ocorrência de danos irreversíveis e transfronteiriços. Por isso, necessita da participação pública as tomadas de decisões.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A - As sentenças I e III estão corretas. O princípio do poluidor-pagador é um dos princípios fundamentais do direito ambiental, que estabelece que aquele que polui ou degrada o meio ambiente deve arcar com os custos da reparação ou compensação ambiental. Já o princípio do acesso equitativo aos recursos naturais estabelece que o acesso aos recursos ambientais deve ser equitativo, ou seja, deve ser orientado pela justiça social e não apenas pela localização espacial dos usuários atuais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação aos conceitos de impacto ambiental estudados, assinale a alternativa CORRETA:

A definição legal de impacto ambiental não considera os efeitos na saúde humana.
O impacto ambiental, definitivamente, decorre de uma ação humana.
Pode-se considerar impacto ambiental como a mesma coisa que poluição.
Os impactos ambientais podem ser resultados de outros tipos de atividades, que não só as humanas.
A
B
C
D

Com relação aos estudos ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Embora não tenha status constitucional, o estudo de impacto ambiental é importante instrumento quando se trata do desempenho de atividades potencialmente causadoras de significativa degradação ambiental.
( ) O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental são documentos de caráter não sigiloso, salvo as restrições legais (propriedade intelectual, sigilo industrial etc.).
( ) O Relatório de Impacto Ambiental contém as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental, apresentadas de forma objetiva e clara, de modo a informar acerca de todas as possíveis consequências ambientais que serão geradas pela obra, ou atividade, analisada.
( ) A realização do Relatório de Impacto Ambiental, combinada com a realização do Estudo de Impacto de Vizinhança, exclui a necessidade de realização do Estudo Prévio de Impacto Ambiental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F.

Sobre os princípios do direito ambiental, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Princípio da precaução.
II- Princípio da prevenção.
III- Princípio do usuário-pagador.
IV- Princípio do poluidor pagador.
V- Princípio do direito humano fundamental.
( ) O direito ao meio ambiente protegido é um direito difuso, sendo um direito humano.
( ) Aplicado no caso em que os impactos ambientais de uma atividade já são conhecidos.
( ) Aqueles que se beneficiam do uso dos recursos naturais devem arcar com seus custos.
( ) Veda a atividades que irão intervir no meio ambiente, quando os impactos não são conhecidos ou não se tem certeza sobre os efeitos da atividade.
( ) O responsável por poluir o meio ambiente é obrigado a pagar pela poluição causada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A) I - II - III - IV - V.
B) V - IV - III - II - I.
C) II - I - IV - V - III.
D) III - IV - II - I - V.

Sobre os conceitos dos quatro tipos de meio ambiente, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Meio Ambiente cultural.
II- Meio Ambiente artificial.
III- Meio Ambiente do trabalho.
( ) Ambiente onde as pessoas exercem as suas atividades remuneradas ou outra atividade produtiva e onde acabam por se expor a atividades insalubres.
( ) Abarca todas as expressões culturais de um povo, e quando incluso como um dos tipos de meio ambiente está também protegido legalmente.
( ) É aquele construído pelo homem, e está diretamente relacionado às questões de política urbana e ao bem-estar associado às cidades sustentáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A I - II - III.
B III - I - II.
C II - I - III.
D I - III - II.

“Licenciamento Ambiental é o procedimento no qual o Poder Público, representado por órgãos ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades, que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. É obrigação do empreendedor, prevista em lei, buscar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a sua efetiva operação” (FARENZENA, 2018, s. p.).


Conforme disposto no Art. 23 da Constituição Federal de 1988, no que se refere às competências comuns da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assinale a alternativa INCORRETA:


A Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
B Preservar as florestas, a fauna e a flora.
C Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.
D Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos

Sobre a normas brasileiras com padrões ambientais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Resolução CONAMA nº 491/2018.
II- Resolução CONAMA nº 357/2005.
III- Resolução CONAMA nº 454/2012.
IV- Resolução CONAMA nº 420/2009.
V- Resolução CONAMA nº 465/2014.
( ) Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento.
( ) Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas.
( ) Dispõe sobre padrões de qualidade do ar.
( ) Dispõe sobre os requisitos e critérios técnicos mínimos necessários para o licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos.
( ) Estabelece as diretrizes gerais e os procedimentos referenciais para o gerenciamento do material a ser dragado em águas sob jurisdição nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A III - V - I - II - IV.
B I - III - V - IV - II.
C III - I - V - II - IV.
D II - IV - III - V - I.

Sobre o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
I- Dependerá de elaboração de EIA e RIMA a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, como: projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes.
II- O órgão estadual competente, ou a SEMA ou, quando couber, o Município terá um prazo para se manifestar de forma conclusiva sobre o RIMA apresentado.

I- Dependerá de elaboração de EIA e RIMA a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, como: projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes.
II- O órgão estadual competente, ou a SEMA ou, quando couber, o Município terá um prazo para se manifestar de forma conclusiva sobre o RIMA apresentado.

Mais conteúdos dessa disciplina