Buscar

Quais as instâncias da governança federativa em que são pactuadas as competências e responsabilidades dos gestores do SUS? a. CONASS, CONASEMS e ...

Quais as instâncias da governança federativa em que são pactuadas as competências e responsabilidades dos gestores do SUS?


a. CONASS, CONASEMS e COSEMS
b. CIT, CIB e CIR
c. CONASS, CONASEMS, COSEMS, CIT, CIB e CIR
d. CIT, CIB, CIR, CONASEMS e COSEMS

Essa pergunta também está no material:

💡 4 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: CIT, CIB e CIR. Essas instâncias são responsáveis por pactuar as competências e responsabilidades dos gestores do SUS. O CIT (Comissão Intergestores Tripartite) é composto por representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Já as CIBs (Comissões Intergestores Bipartite) são formadas pelos gestores estaduais e municipais de saúde de cada estado, e as CIRs (Comissões Intergestores Regionais) são compostas pelos gestores de saúde de cada região.

0
Dislike0
User badge image

Pollyanna Fernandes

A resposta correta é a opção b) CIT, CIB e CIR.

As instâncias da governança federativa em que são pactuadas as competências e responsabilidades dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) são:

  • CIT (Comissão Intergestores Tripartite): É composta por representantes do Ministério da Saúde, dos gestores estaduais e dos gestores municipais. A CIT é responsável por estabelecer diretrizes, normas e pactuações relacionadas à gestão do SUS.
  • CIB (Comissão Intergestores Bipartite): É composta por representantes do gestor estadual e dos gestores municipais de cada estado. A CIB tem como função pactuar e definir as responsabilidades e competências entre o estado e os municípios na gestão do SUS a nível estadual.
  • CIR (Comissão Intergestores Regional): É composta por representantes dos gestores municipais de uma determinada região. A CIR tem como objetivo pactuar e articular as ações de saúde entre os municípios de uma mesma região, visando à organização e integração dos serviços de saúde.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais