Pergunta 6
A injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) é, atualmente, a técnica mais realizada nos laboratórios de fertilização assistid...
Pergunta 6 A injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) é, atualmente, a técnica mais realizada nos laboratórios de fertilização assistida, inclusive quando o fator masculino não é o principal determinante da infertilidade. A respeito dessa técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I- É indicada nos casos de infertilidade masculina grave, incluindo oligozoospermia, teratozoospermia, ejaculação retrógrada e azoospermia obstrutiva, porém não pode ser realizada a partir de casos de astenozoospermia. II- Nos casos de azoospermia obstrutiva, os espermatozoides podem ser retirados diretamente do epidídimo ou do testículo. III- Os espermatozoides testiculares e epididimários ainda são imóveis e, portanto, é necessário realizar a capacitação deles utilizando a técnica de swin-up. IV- Essa técnica implica na ausência do processo de seleção natural do espermatozoide e, por esse motivo, a realização de diagnóstico genético pré-implantacional é recomendada. Estão corretas as afirmativas:
I- A ICSI não pode ser realizada em casos de astenozoospermia. II- Nos casos de azoospermia obstrutiva, os espermatozoides podem ser retirados diretamente do epidídimo ou do testículo. III- É necessário realizar a capacitação dos espermatozoides testiculares e epididimários utilizando a técnica de swin-up. IV- A realização de diagnóstico genético pré-implantacional é recomendada devido à ausência do processo de seleção natural do espermatozoide na ICSI. a. I e II. b. III e IV. c. I e IV. d. II e IV. e. II e III.
A fertilização in vitro envolve a indução da ovulação, a coleta dos ovócitos secundários por aspiração e a realização do processo de fertilização in vitro fora do organismo feminino. Nesse procedimento, o monitoramento da fertilização é feito pela observação da morfologia do gameta feminino que, após a fecundação, passa a apresentar:
Ausência de corpúsculos polares como resultado da entrada do pronúcleo masculino nessa célula. Ausência de corpúsculos polares como resultado da entrada do pronúcleo masculino nessa célula. Um corpúsculo polar como resultado da finalização da meiose I. Dois corpúsculos polares como resultado da finalização da meiose II. Ausência de zona pelúcida, pois ela foi digerida pelos espermatozoides. a) Apenas a alternativa A está correta. b) Apenas a alternativa B está correta. c) Apenas a alternativa C está correta. d) Apenas a alternativa D está correta. e) Apenas a alternativa E está correta.