Buscar

Intensidade da atividade física no tratamento da hipertensão A maioria das instituições científicas recomenda a prática de atividade física modera...

Intensidade da atividade física no tratamento da hipertensão

A maioria das instituições científicas recomenda a prática de atividade física moderada para controle dos níveis pressóricos, correspondendo entre 40% e 60% do VO2max ou frequência cardíaca de reserva.
A escala de esforço percebido de Borg adaptada também pode ser utilizada como ferramenta para controle da intensidade do exercício, com valores entre 3 e 4 correspondendo à intensidade moderada.
A atividade física vigorosa tem sido recentemente investigada como estratégia para redução dos valores de pressão arterial, com resultados promissores.
Alguns estudos sugerem maiores reduções da pressão arterial como resultado de exercícios vigorosos, principalmente quando realizados de forma intervalada (HIIT), com a alternância entre curtos períodos de estímulos de intensidade vigorosa separados por períodos de recuperação a uma intensidade leve.
As respostas agudas da pressão arterial tendem a ser mais exacerbadas, com maiores intensidades de esforço, sendo necessário maior monitoramento da resposta pressórica durante o exercício vigoroso, de forma a evitar eventos adversos relacionados à prática da atividade física.
A atividade física leve também tem demonstrado efeito na redução dos níveis pressóricos, embora em menor magnitude quando comparada à atividade física moderada e vigorosa.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Física e Doenças Cardiovasculares
52 pág.

Artes Marciais Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A intensidade da atividade física no tratamento da hipertensão pode variar de acordo com as recomendações das instituições científicas. Geralmente, é recomendada a prática de atividade física moderada, correspondendo a uma intensidade entre 40% e 60% do VO2max ou frequência cardíaca de reserva. A escala de esforço percebido de Borg adaptada também pode ser utilizada como ferramenta para controlar a intensidade do exercício, com valores entre 3 e 4 correspondendo à intensidade moderada. No entanto, estudos recentes têm investigado a atividade física vigorosa como estratégia para redução da pressão arterial, com resultados promissores. Exercícios vigorosos, especialmente quando realizados de forma intervalada (HIIT), com alternância entre períodos curtos de estímulos de intensidade vigorosa e períodos de recuperação em intensidade leve, têm mostrado maiores reduções na pressão arterial. É importante ressaltar que as respostas agudas da pressão arterial tendem a ser mais exacerbadas com maiores intensidades de esforço, portanto, é necessário um monitoramento cuidadoso da resposta pressórica durante o exercício vigoroso, a fim de evitar eventos adversos relacionados à prática da atividade física. Além disso, a atividade física leve também pode ter efeito na redução dos níveis pressóricos, embora em menor magnitude quando comparada à atividade física moderada e vigorosa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais