Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a única alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Efeitos reais são mudanças na quantidade de bens e serviços disponíveis, valorados socialmente.
b. Nos efeitos redistributivos, para um ganhar, outro perde.
c. Não devemos considerar juros e impostos como custos sociais.
d. Efeitos redistributivos são apropriação dos bens e serviços já disponíveis.
e. O pagamento de tarifa é efeito real, pois o bem-estar de quem paga diminui. 
Sua resposta está correta.


c. Não devemos considerar juros e impostos como custos sociais.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra c. Juros e impostos devem ser considerados como custos sociais, pois representam uma transferência de recursos da sociedade para o governo ou para instituições financeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o Opex na ACB socioeconômica: Assinale a única alternativa incorreta:


a. Devem incluir materiais necessários para a manutenção e reparo de ativos.
b. Devem incluir os custos de financiamento – ex.: pagamentos de juros.
c. Deve-se estimar os custos incorridos no cenário base e nos cenários alternativos.
d. O Opex deve incluir todos os custos para operar e manter o serviço prestado pelo projeto.
e. Devem incluir custos recorrentes de adequação ambiental.

Sobre as regras gerais para a correção das distorções de preços de mercado, podemos citar: Assinale a única alternativa incorreta:


a. Sobre os custos com mão de obra devem ser desconsiderados os efeitos do desemprego ou subemprego, pois o desemprego estrutural da economia não deve ser levado em consideração.
b. Sobre os preços de insumos do projeto devem ser corrigidos os efeitos de impostos diretos e indiretos incidentes – ex.: ICMS, IPI.
c. Sobre os custos com mão de obra devem ser mantidos os encargos que representam benefícios salariais diferidos, como os representados pela seguridade social e FGTS.
d. Para os preços – ex.: tarifas – utilizados como proxy para o valor de insumos relevantes do projeto devem ser excluídos os efeitos de subsídios ou transferências efetuadas por entidades públicas, como contraprestações e aportes públicos.
e. Devem ser excluídos todos os pagamentos de impostos e encargos incidentes nos itens de custos de implantação do projeto, bem como na operação do empreendimento.

Assinale a única alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. A construção de uma nova rodovia reduz o tempo de viagem dos usuários.
b. A implantação de uma estação de tratamento de esgotos sanitários (ETE) reduz o valor dos imóveis no seu entorno imediato. 
c. A implantação de um quebra-molas gera uma redução de fatalidades.
d. A implantação de um parque gerador eólico reduz os custos de energia.
e. A implantação de um sistema adutor aumenta a regularidade no abastecimento de água.
Sua resposta está correta.


b. A implantação de uma estação de tratamento de esgotos sanitários (ETE) reduz o valor dos imóveis no seu entorno imediato.

Assinale a única alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Emissões de partículas poluentes locais têm efeitos negativos na saúde humana, ocasionam danos materiais, perdas agrícolas e afetam ecossistemas.
b. Redução do custo operacional dos veículos afetados por um projeto. 
c. Aumento ou redução de emissões de ruídos afetam atividades e saúde humana.
d. Emissões de gases estufa, mesmo sendo seus impactos em escala mundial – não há diferenciação quanto ao local de ocorrência das emissões.
e. Deterioração de paisagens envolvem a perda de valores recreacionais e/ou estéticos.
Sua resposta está correta.


b. Redução do custo operacional dos veículos afetados por um projeto. 

Assinale a única alternativa incorreta:


a. Serviços culturais – valores recreativos, conhecimento e pertencimento etc.
b. Serviços de provisão – alimento, água limpa etc.
c. Serviços de saneamento – tratamento de esgoto, abastecimento de água etc. 
d. Serviços de regulação – polinização, regulação de pragas etc.
e. Serviços de suporte – produção primária, ciclo hidrológico etc.

Assinale a única alternativa incorreta:


a. O método de valoração contingente objetiva explicitar as preferências individuais, em termos monetários, para mudanças na quantidade ou qualidade de bens ou serviços.
b. O método de modelagem de escolhas é da família de preferências declaradas.
c. O método de transferência de benefícios utiliza de DAP’s obtidas em outras circunstâncias, ajustando-as ao contexto desejado.
d. Métodos de preferências reveladas são obtidos diretamente junto à população beneficiada/afetada. 
e. Métodos de preferências reveladas realizam diversas leituras do comportamento da população que acaba por revelar a valoração subjacente do bem ou serviço ofertado.

Assinale a única alternativa incorreta:


a. O método de valoração contingente objetiva explicitar as preferências individuais, em termos monetários, para mudanças na quantidade ou qualidade de bens ou serviços.
b. O método de modelagem de escolhas é da família de preferências declaradas.
c. O método de transferência de benefícios utiliza de DAP’s obtidas em outras circunstâncias, ajustando-as ao contexto desejado.
d. Métodos de preferências reveladas são obtidos diretamente junto à população beneficiada/afetada.
e. Efeitos sobre mercado de trabalho referem-se a mão de obra empregada durante a construção do projeto de infraestrutura. 

Assinale a única alternativa incorreta:


a. Ao se optar pela apuração quantitativa desses efeitos, os resultados não devem ser considerados no cômputo da ACB principal, mas sim apresentados como parte da avaliação de sensibilidade dos resultados.
b. Ao se optar pela apuração quantitativa desses efeitos, a metodologia utilizada deve ser detalhada.
c. São tão importantes que, quando identificados, devem ser imediatamente incorporados no cômputo da ACB principal.
d. Caso a apuração quantitativa não seja viável, recomenda-se sua apreciação de maneira qualitativa, a fim de apresentar detalhadamente tais impactos ao tomador de decisão.
e. Estes efeitos devem, geralmente, ser estimados por modelos de equilíbrio geral, como forma de contabilizar eventuais perdas de atividade em outras regiões do país.

Assinale a única alternativa incorreta:


a. Considerar o aumento da renda da urbanização e ao mesmo tempo usar o Preço Sombra da Mão de Obra que já inclui no seu fator de conversão a migração de trabalhadores do campo para a cidade.
b. Calcular a DAP pela educação – usando como proxy as mensalidades pagas – e incluir os benefícios de aumento de renda futuro da maior escolarização.
c. Computar o benefício do ganho no tempo de viagem de passageiros em um projeto de expansão de metrô e ao mesmo tempo contabilizar a valorização dos imóveis nos bairros atendidos pelo projeto.
d. Contabilizar as externalidades ambientais de não mercado causadas pela emissão de partículas poluentes locais – óxido nitroso, dióxido de enxofre, material particulado etc. – em seus efeitos negativos na saúde humana e também em seus efeitos nas perdas agrícolas.
e. Em um projeto de irrigação, contabilizar como benefício tanto o aumento do valor das terras quanto o valor presente da renda líquida gerada pela agricultura.

Mais conteúdos dessa disciplina