Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Colégio Objetivo
Sobre os efeitos da luz sobre os processos fisiológicos das plantas, analise as asserções a seguir:

I – Em certas variedades de batatas se a planta fica exposta a 18 horas de luz, não forma tubérculos, mas quando é iluminada por apenas 10 horas, produz tubérculos.
II – O fotoperiodismo é a resposta biológica das plantas ao ciclo diário de exposição à luz, ou seja, a relação entre períodos iluminados e períodos de escuro que varia com as estações do ano.
A) A primeira e a segunda asserção são falsas.
B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
D) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
E) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra D) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa. A primeira asserção é verdadeira, pois a exposição prolongada à luz pode inibir a formação de tubérculos em algumas variedades de batatas. Já a segunda asserção é falsa, pois o fotoperiodismo não varia com as estações do ano, mas sim com as características de cada espécie vegetal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O crescimento secundário do caule está relacionado à formação de tecidos vasculares secundários. A partir de divisões celulares anticlinais e periclinais, a planta cresce. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de crescimento que ocorre no caule:


A) Comprimento.
B) Caulinar.
C) Vascular.
D) Altura.
E) Espessura.

Sobre as plantas espermatófitas, analise as afirmativas a seguir: I- Gimnosperma significa semente nua e indica que no momento da polinização, os óvulos não estão encerrados em um carpelo, eles ficam expostos na superfície dos esporofilos. II- As angiospermas representam a maior parte das plantas terrestres atuais e apresentam características exclusivas, como flores, frutos e um ciclo de vida distinto. III- Monocotiledôneas e eudicotiledoneas são grupos derivados das gimnospermas. São exemplos, respectivamente: milho e feijão. Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:

I- Gimnosperma significa semente nua e indica que no momento da polinização, os óvulos não estão encerrados em um carpelo, eles ficam expostos na superfície dos esporofilos.
II- As angiospermas representam a maior parte das plantas terrestres atuais e apresentam características exclusivas, como flores, frutos e um ciclo de vida distinto.
III- Monocotiledôneas e eudicotiledoneas são grupos derivados das gimnospermas. São exemplos, respectivamente: milho e feijão.
A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa II está correta.
E) Somente a afirmativa I está correta.

O fruto atua como envoltório protetor da semente, facilitando a propagação das espécies vegetais. Um fruto completo é formado por pericarpo, originado pelo ovário, e a semente, originada pelo óvulo fecundado. O pericarpo é constituído pelo epicarpo, pelo ____________, parte comestível, e endocarpo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:


A) Mesófilo.
B) Anemófilo.
C) Metacarpo.
D) Carnosa.
E) Mesocarpo.

Ao conquistarem o ambiente terrestre, diversas adaptações foram necessárias para a sobrevivência dos vegetais ao novo modo de vida. De acordo com as novas características adquiridas, as plantas verdes foram divididas em grupos e subgrupos. Sobre essa nova forma de vida dos vegetais no ambiente terrestre, assinale a alternativa correta:


A) As plantas verdes ou terrestres são um grupo parafilético, pois descendem de um mesmo ancestral comum a todas elas e formam um ramo na árvore evolutiva.
B) Hepáticas, samambaias, musgos são os representantes mais próximos das algas verdes.
C) O grupo das angiospermas inclui as plantas com flores, como as antóceras. Já os musgos e hepáticas correspondem as plantas avasculares.
D) As angiospermas parecem ser o único grupo originalmente monofilético, o qual compreende a maior parte da diversidade de plantas verdes.
E) O primeiro grupo a conquistar vasos condutores e que possibilitaram o aumento do tamanho das plantas foram as gimnospermas.

Na figura podemos ver a representação de um musgo. Sendo assim, a estrutura representada pela letra A é:


A) Um gametófito haploide.
B) Um esporófito diploide.
C) Um gametófito diploide.
D) Um esporófito haploide.
E) Um gametófito triploide.

Sobre os movimentos vegetais, analise as asserções a seguir: ta áfila é aquela que não possui folha com bainha, mas que pode realizar suas trocas gasosas normalmente pelo limbo foliar.

( ) Pecíolo e folíolos são estruturas parecidas. Ambos são hastes foliares, a primeira que conecta a folha ao caule e a segunda que sustenta o limbo.
( ) Os cotilédones são folhas modificadas, produzidas no embrião, que armazenam e fornecem nutrientes para a formação da planta.
( ) Plantas de regiões desérticas, costumeiramente possuem folhas modificadas que ajudam a reduzir a perda de água em forma de vapor.
A) F – F – V – V.
B) F – V – F – V.
C) F – V – V – F.
D) V – F – V – F.
E) V – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina