Buscar

A respeito da aquisição da propriedade imóvel, julgue o item a seguir. A posse ad usucapionem, que se caracteriza por ser mansa, pacífica, contínu...

A respeito da aquisição da propriedade imóvel, julgue o item a seguir.

A posse ad usucapionem, que se caracteriza por ser mansa, pacífica, contínua ou ininterrupta, a capacidade e a legitimação, a coisa hábil e o tempo são requisitos essenciais para todas as espécies de usucapião.
A usucapião extraordinária ostenta essa denominação justamente porque a propriedade poderá ser adquirida com o preenchimento dos referidos requisitos genéricos.
A usucapião extraordinária, como modo de aquisição da propriedade imobiliária, está disciplinada no art. 1.238 do CC, segundo o qual basta que alguém, com capacidade e legitimação, por 15 (quinze) anos, ininterruptamente, sem oposição, de forma mansa, pacífica e com ânimo de dono, possua imóvel.
Não há necessidade de a posse estar fundada ou derivar de qualquer título, sendo ainda dispensada a boa-fé do possuidor. Tal usucapião não necessita estar atrelada a qualquer causa jurídica, porque se funda apenas em um poder de fato e no modo como se exerce esse poder sobre a coisa, e não em algum direito que eventualmente sustente aquela posse.
O possuidor, mesmo de má-fé, pode adquirir por esse tipo de usucapião. Assim, mesmo ciente dos vícios objetivos que maculam a posse (art. 1.200 do CC), se não houver reação do possuidor, ainda que injusta, a posse pode gerar usucapião.
Certo.
Errado.

Essa pergunta também está no material:

questões cc
952 pág.

Legislação Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Certo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais