Buscar

Classificado como um fármaco não esteroidal, com propriedades analgésicas e antipirética, o paracetamol ou acetaminofeno (N-acetil-p-amino fenol) t...

Classificado como um fármaco não esteroidal, com propriedades analgésicas e antipirética, o paracetamol ou acetaminofeno (N-acetil-p-amino fenol) tornou-se um dos medicamentos de venda 'livre' mais comercializado em todo país. Nesse contexto, para garantir a qualidade e a segurança desse medicamento, se faz necessário desenvolver métodos analíticos confiáveis, por meio de programas de análises e gestão de controle de qualidade, que possam determinar se os resultados quantitativos estão dentro dos parâmetros de especificações estabelecidos pelos órgãos reguladores. Sendo assim, esse trabalho justifica-se pela necessidade de estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento e validação de métodos analíticos para que as indústrias farmacêuticas possam adotar boas práticas de fabricação de medicamentos, assegurando a qualidade do produto, garantindo a eficácia e segurança ao consumidor. O principal objetivo deste trabalho foi demonstrar como validar os três requisitos como: limite de quantificação, precisão e exatidão, para a metodologia analítica empregada na determinação do teor de Paracetamol (500mg) em comprimidos, de acordo com a Farmacopeia Brasileira-6⁰ edição, documento anexado a RDC num.166 de julho de 2017, utilizando o método de espectrofotometria UV/vis. Esse trabalho foi elaborado por meio de dados oferecido pela Universidade Paulista (UNIP), ao qual se mostrou……..(colocar resultados).

O paracetamol é um fármaco não esteroidal com propriedades analgésicas e antipiréticas.
Para garantir a qualidade e segurança do paracetamol, é necessário desenvolver métodos analíticos confiáveis.
O objetivo do trabalho é demonstrar como validar os requisitos de limite de quantificação, precisão e exatidão para a determinação do teor de paracetamol em comprimidos.
O método analítico utilizado para a determinação do teor de paracetamol em comprimidos é a espectrofotometria UV/vis.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paracetamol é um fármaco não esteroidal com propriedades analgésicas e antipiréticas. Para garantir a qualidade e segurança do paracetamol, é necessário desenvolver métodos analíticos confiáveis. O objetivo do trabalho é demonstrar como validar os requisitos de limite de quantificação, precisão e exatidão para a determinação do teor de paracetamol em comprimidos. O método analítico utilizado para a determinação do teor de paracetamol em comprimidos é a espectrofotometria UV/vis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais