Buscar

c. Qual a relação entre: As aulas de matriz e as de junções? (2,5 pontos) Existem junções célula-célula e junções célula-matriz. As junções célula...

c. Qual a relação entre: As aulas de matriz e as de junções? (2,5 pontos)

Existem junções célula-célula e junções célula-matriz.
As junções célula-matriz têm as INTEGRINAS como proteína transmembrana.
Podem ser: HEMIDESMOSSOMAS, que ligam as células epiteliais à lâmina basal. Nesta caso as integrinas se ligam a FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS pelo lado do citoplasma e à LAMININA na lâmina basal.
O outro caso é o dos CONTATOS FOCAIS que se ligam pelo lado do citoplasma a filamentos de ACTINA/MICROFILAMENTOS e pelo lado extracelular à FIBRONECTINA.

Essa pergunta também está no material:

AD2-BC2- Gabarito OFICIAL (1)
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre as aulas de matriz e as de junções está relacionada à compreensão da estrutura e função das células. Nas aulas de matriz, aprendemos sobre a matriz extracelular, que é uma rede de proteínas e carboidratos que envolve as células e desempenha funções como suporte estrutural e regulação do desenvolvimento celular. Já nas aulas de junções, estudamos as diferentes formas de conexão entre as células, como as junções célula-célula e célula-matriz. No caso específico das junções célula-matriz, elas envolvem a interação das células com a matriz extracelular. Essas junções são mediadas por proteínas transmembrana chamadas integrinas. Existem dois tipos principais de junções célula-matriz: os hemidesmossomos e os contatos focais. Os hemidesmossomos são estruturas que conectam as células epiteliais à lâmina basal, uma parte da matriz extracelular. Nesse caso, as integrinas se ligam aos filamentos intermediários no lado citoplasmático da célula e à laminina na lâmina basal. Já os contatos focais são estruturas de ligação entre as células e a matriz extracelular, onde as integrinas se ligam aos filamentos de actina/microfilamentos no lado citoplasmático da célula e à fibronectina no lado extracelular. Portanto, a relação entre as aulas de matriz e as de junções está no entendimento de como as células interagem com a matriz extracelular por meio das junções célula-matriz, mediadas pelas integrinas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais