O gestor de uma empresa apresentou, em assembleia geral, um índice de 1,45 de endividamento de capital de terceiros em relação ao capital próprio. O que esse índice representa?

Para cada R$ 1,00 de recursos investidos pela empresa em suas atividades, ela tem outros R$ 1,45 originários de capital de terceiros.

Análise das Demonstrações Contábeis

Análise das Demonstrações Contábeis Centro Universitário Augusto MottaCentro Universitário Augusto Motta

O índice de 1,45 de endividamento de capital de terceiros em relação ao capital próprio significa que, para cada R$ 1,00 investido pela empresa em suas atividades, ela tem outros R$ 1,45 originários de capital de terceiros. Em outras palavras, a empresa tem uma dívida correspondente a 1,45 vezes o valor do seu capital próprio. Esse índice é utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa e sua capacidade de pagar suas dívidas. Quanto maior o índice, maior é o grau de endividamento da empresa e maior é o risco de inadimplência.