Nesse contexto, a respeito da aterosclerose, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) O ateroma se desenvolve na túnica íntima arterial. II. ( ) A presença de cálcio torna o ateroma mais flexível e fragmentado. III. ( ) A aterosclerose é resultado de um excesso de lipoproteína HDL. IV. ( ) A obstrução do fluxo sanguíneo por ateromas pode causar atrofia celular. V. ( ) O infarto do miocárdio está associado à aterosclerose, apresentando quadro de necrose coagulativa. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
I. O ateroma se desenvolve na túnica íntima arterial. (V) II. A presença de cálcio torna o ateroma mais flexível e fragmentado. (F) III. A aterosclerose é resultado de um excesso de lipoproteína HDL. (F) IV. A obstrução do fluxo sanguíneo por ateromas pode causar atrofia celular. (V) V. O infarto do miocárdio está associado à aterosclerose, apresentando quadro de necrose coagulativa. (V) a. V, F, F, V, V. b. V, V, F, F, V. c. F, F, V, V, V. d. F, V, F, V, F. e. V, F, V, V, F.
Assim sendo, com base em nossos estudos sobre a regulação da pressão arterial, podemos afirmar que:
O quimioreceptor é realizado por receptores de percepção de sódio na região pulmonar. Os mecanismos de regulação de curto prazo são centralizados no Centro de Controle Cardiovascular, na região do bulbo encefálico. O barorreceptor conta com receptores localizados nos átrios, regulando a intensidade do estímulo elétrico produzido. A vasopressina é um hormônio que está relacionado a quadros de hipotensão, aumentando o volume de líquidos na urina. O mecanismo de renina-angiotensina-aldosterona é um meio de regulação a curto prazo dependente da função hepática. a. Apenas a afirmativa I está correta. b. Apenas a afirmativa II está correta. c. Apenas a afirmativa III está correta. d. Apenas a afirmativa IV está correta. e. Apenas a afirmativa II e III estão corretas.
Considerando esse contexto e nossos estudos sobre o tema, qual é o caminho da respiração a partir das fossas nasais?
a. Traqueia, alvéolos, faringe, laringe, bronquíolos e brônquios. b. Brônquios, traqueia, laringe, alvéolos, bronquíolos e faringe. c. Faringe, traqueia, alvéolos, brônquios, bronquíolos e laringe. d. Traqueia, faringe, laringe, brônquios, alvéolos e bronquíolos. e. Faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.