Buscar

Qual a função da linguagem em uma redação? Qual a razão? Quando o estudante, seja numa prova de vestibular, seja num exercício escolar, põe-se a es...

Qual a função da linguagem em uma redação? Qual a razão? Quando o estudante, seja numa prova de vestibular, seja num exercício escolar, põe-se a escrever, que motivos ou objetivos tem?

A redação escolar é uma situação artificial que distancia a prova de redação de outro aspecto fundamental da linguagem: o lúdico.
Na redação, diferentemente de qualquer outra prova, é a própria capacidade de se redigir, o ato da escrita em si, que está em jogo.
O caráter artificial da situação escolar dominará todo o processo de produção da redação, sendo fator determinante de seu resultado final.

Essa pergunta também está no material:

GERALDI, João Wanderley et al (orgs ) O texto na sala de aula 3 ed São Paulo Ática, 1999
105 pág.

Psicologia da Educação I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A função da linguagem em uma redação é transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, utilizando recursos linguísticos adequados ao objetivo do texto. A razão para isso é que a redação é uma forma de comunicação escrita que permite ao autor expressar suas ideias e opiniões sobre um determinado assunto, além de demonstrar sua capacidade de organização e argumentação. Ao escrever uma redação, o estudante tem como objetivo principal convencer o leitor sobre um ponto de vista ou apresentar informações relevantes sobre um tema específico. Para isso, é necessário que ele utilize recursos linguísticos como a coerência, a coesão, a clareza e a objetividade, de forma a tornar o texto compreensível e interessante para o leitor. É importante ressaltar que a redação escolar é uma situação artificial que pode distanciar o estudante da realidade, mas que, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para desenvolver habilidades importantes como a capacidade de argumentação, a organização de ideias e a criatividade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais