Buscar

Qual é a diferença entre uma oração subordinada substantiva objetiva indireta e uma oração subordinada substantiva completiva nominal? A oração sub...

Qual é a diferença entre uma oração subordinada substantiva objetiva indireta e uma oração subordinada substantiva completiva nominal?
A oração subordinada substantiva objetiva indireta complementa um verbo, enquanto a oração subordinada substantiva completiva nominal complementa um nome.

Essa pergunta também está no material:

436102806-Apostila-Do-Concurso-CREA-GO

Física Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! A principal diferença entre a oração subordinada substantiva objetiva indireta e a oração subordinada substantiva completiva nominal é que a primeira complementa um verbo e a segunda complementa um nome. A oração subordinada substantiva objetiva indireta é introduzida por conjunções integrantes (que, se), e tem a função de complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, sem preposição. Exemplo: "Eu espero que você venha à festa". Nesse caso, a oração "que você venha à festa" é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta, pois complementa o sentido do verbo "esperar". Já a oração subordinada substantiva completiva nominal é introduzida por conjunções subordinativas (que, se, como se, etc.) e tem a função de complementar um nome, adjetivo ou advérbio. Exemplo: "A certeza de que ele virá me tranquiliza". Nesse caso, a oração "que ele virá" é uma oração subordinada substantiva completiva nominal, pois complementa o sentido do nome "certeza".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais