Buscar

Sobre a interpretação constitucional, é correto afirmar que: I - As construções originalistas buscam reconstruir a vontade constituinte para embas...

Sobre a interpretação constitucional, é correto afirmar que:

I - As construções originalistas buscam reconstruir a vontade constituinte para embasar o processo de interpretação.
II - O formalismo valoriza o papel do texto e a importância da realidade na atividade do intérprete.
III - As nuances do ambiente sociopolítico podem influir no delineamento de alterações não formais da ordem constitucional.
IV - A tópica pura trata o texto como um ponto de vista, sendo utilizado ou não conforme as peculiaridades do problema concreto.
V - O realismo jurídico valoriza a força normativa do texto constitucional e explica a forma como se desenvolve a mutação constitucional, preservando a vontade constituinte.
a) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. Justificativa: I - As construções originalistas buscam reconstruir a vontade constituinte para embasar o processo de interpretação. Essa afirmativa está correta, pois o originalismo busca interpretar a Constituição a partir da intenção original dos constituintes. II - O formalismo valoriza o papel do texto e a importância da realidade na atividade do intérprete. Essa afirmativa também está correta, pois o formalismo considera que o texto é a fonte primária do direito e que a realidade deve ser levada em conta na interpretação. V - O realismo jurídico valoriza a força normativa do texto constitucional e explica a forma como se desenvolve a mutação constitucional, preservando a vontade constituinte. Essa afirmativa está correta, pois o realismo jurídico considera que o direito é construído a partir da interpretação do texto constitucional e que a mutação constitucional deve ser feita de forma a preservar a vontade constituinte. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais