Buscar

Acerca do poder constituinte, à luz do texto constitucional de 1988, marque a opção correta. a) Não dispõe sobre o exercício do Poder constituint...

Acerca do poder constituinte, à luz do texto constitucional de 1988, marque a opção correta.


a) Não dispõe sobre o exercício do Poder constituinte de revisão ou reformador, por ser desnecessário o estabelecimento de limites ao exercício desse poder que, por sua natureza, já nasce subordinado à Constituição.
b) O poder constituinte originário é exercido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, para a elaboração de emendas à Constituição.
c) O poder constituinte derivado é exercido pelo povo, por meio de plebiscito, para a elaboração de emendas à Constituição.
d) O poder constituinte derivado reformador é exercido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, para a elaboração de emendas à Constituição.
e) O poder constituinte originário é exercido pelo Presidente da República, por meio de decretos, para a elaboração de emendas à Constituição.

Essa pergunta também está no material:

simulado - Direito Constitucional - Teoria da Constituição
96 pág.

Direito Constitucional I Ce Balao MagicoCe Balao Magico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) O poder constituinte derivado reformador é exercido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, para a elaboração de emendas à Constituição. O poder constituinte é o poder de criar ou modificar uma Constituição. Na Constituição de 1988, o poder constituinte originário é exercido pelo povo e o poder constituinte derivado é exercido pelos poderes constituídos, como o Congresso Nacional. O poder constituinte derivado reformador é aquele que permite a elaboração de emendas à Constituição, que devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo Presidente da República.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais