Buscar

O Supremo Tribunal Federal (STF), nos julgamentos dos habeas corpus 123108, 123533 e 123734, estabeleceu alguns parâmetros para a incidência do pri...

O Supremo Tribunal Federal (STF), nos julgamentos dos habeas corpus 123108, 123533 e 123734, estabeleceu alguns parâmetros para a incidência do princípio da insignificância. Com base no princípio da insignificância, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio da insignificância também é chamado de princípio da bagatela.
II- Um dos requisitos do princípio é a falta periculosidade social da conduta.
III- O princípio é corolário do princípio da fragmentariedade e significa que as lesões ínfimas ao bem jurídico protegido não preenchem a dimensão material da tipicidade penal.
IV- Não precisa apresentar mínima ou ínfima lesão ao bem jurídico protegido.
V- Para a incidência do princípio da insignificância, não precisa analisar o elevado grau de reprovabilidade da conduta.
Assinale a alternativa CORRETA:

I- O princípio da insignificância também é chamado de princípio da bagatela.
II- Um dos requisitos do princípio é a falta de periculosidade social da conduta.
III- O princípio é corolário do princípio da fragmentariedade e significa que as lesões ínfimas ao bem jurídico protegido não preenchem a dimensão material da tipicidade penal.
IV- Não é necessário apresentar mínima ou ínfima lesão ao bem jurídico protegido para a aplicação do princípio da insignificância.
V- Para a incidência do princípio da insignificância, não é necessário analisar o elevado grau de reprovabilidade da conduta.
A As sentenças III, IV e V estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual - Noções de Direito para Segurança Privada
5 pág.

Gestão de Segurança Privada UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As sentenças III, IV e V estão corretas. O princípio da insignificância é um critério de interpretação restritiva do tipo penal, que estabelece que condutas que causem lesão mínima ou ínfima ao bem jurídico protegido não devem ser consideradas crime. Para a sua aplicação, é necessário que a conduta seja atípica, ou seja, que não preencha a dimensão material da tipicidade penal. Além disso, é necessário que a conduta não apresente periculosidade social e que não haja elevado grau de reprovabilidade. O princípio da insignificância é corolário do princípio da fragmentariedade, que estabelece que o direito penal deve se limitar a proteger os bens jurídicos mais relevantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais