Buscar

4- Sobre a obra de Lacan e aquilo que em seu trabalho é chamado de 'retorno a Freud', assinale a alternativa CORRETA: A) Lacan, em seu seminário ...

4- Sobre a obra de Lacan e aquilo que em seu trabalho é chamado de 'retorno a Freud', assinale a alternativa CORRETA:


A) Lacan, em seu seminário 11, denomina o que ele chama de 'Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise', que são: inconsciente, repetição, pulsão e transferência.
B) Historicamente, Lacan ganha proeminência por fazer parte da corrente da Psicanálise conhecida como Psicologia do Ego.
C) Lacan defendia que a obra freudiana e a função da psicanálise seria a de ser uma psicologia que fortalecesse o Ego e o ajudasse a intermediar as funções inconscientes.
D) Devido a seu objetivo maior ser o de retornar a obra de Freud frente algumas interpretações de sua época que considerava como desvios do trabalho freudiano, Lacan nunca desenvolveu conceitos ou ideias próprias em seu trabalho, se limitando a interpretação e discussão dos textos de Freud.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO I - PSICANALISE APLICADA A PSICOPEDAGOGIA
5 pág.

Psicanálise Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Lacan, em seu seminário 11, denomina o que ele chama de 'Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise', que são: inconsciente, repetição, pulsão e transferência. Lacan propôs um retorno à obra de Freud, buscando resgatar a dimensão estrutural e linguística da psicanálise, e não uma psicologia do ego. Em seu seminário 11, ele apresenta os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, que são a base de sua teoria: o inconsciente, a repetição, a pulsão e a transferência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais